Senna : É de uma Galvãobuenice Chapa-Branca
É um must-see , óbvio. Tanto que já estreou direto no 1º lugar no Brasil, Paraguai e Portugal e está em 7º lugar entre as séries mais assistidas no mundo Netflix.
É , de longe, a mais impressionante produção áudio visual brasileira (aliás, recomendo fortemente assistirem o making of de meia hora).
Mexe com a memória afetiva de todos que viveram aquela época, acompanhavam sua carreira, se envolviam torcendo aos domingos.
A produção, cenários, figurinos, arquitetura, é de uma reconstituição de época do nível de grandes produções internacionais.
A parte de corridas e autódromos talvez seja até a melhor já feita, superior até mesmo aos filmes Rush, referencia e benchmark no tema, ou Ford vs Ferrari, que tem cenas internas nos cockpits ainda mais imersivas que as de Rush.
O ponto alto do filme: a Xuxa!
Esqueçam a Fernanda Torres de “Ainda Estou Aqui”…
A atriz Pamela Tomé é quem merece todos os prêmios!
Ela é mais Xuxa do que a propria Xuxa jamais foi!!!
Tudo muito, muito lindo e maravilhoso, mas…
Ah, o roteiro …
Que roteiro chinfrim …
Constrangedor, em vários momentos…
Talvez as novas gerações que não viveram aquela epoca em tempo real não se incomodem tanto.
Eu me incomodei … e nem me refiro a bobagens como a familia Senna limar a participação da Galisteu ( que acabou sendo um baita tiro no pé: atraiu muito mais engajamento negativo nas redes sociais contra a família, e simpatia para sua “desafeta”, do que se tivessem dado a representação proporcionalmente correta nos episódios…)
O que me incomodou mesmo foi a construção do personagem .. o roteiro teve mão pesada pra ser chapa-branca e passar pela aprovação da família… somado a diálogos de uma pobreza do nível de apresentação escolar de fim de ano, que comprometeu a atuação de vários atores …
Comparado com a excelência da produção, o contraste com a pobreza do roteiro fica constrangedor… Netflix , nunca te perdoarei por ter feito eu passar a gostar do Prost!!!
Falei constrangedor?
Nada supera o sotaque da Mooca do pai do Senna, neste quesito…
Numa escala de pontuação de 1 a 5 , eu dou 5 ovos pra produção, 2 ovos pra roteiro …
As 2.700 pessoas que avaliaram no IMDB, o melhor site do mundo no tema, foram mais generosas : deram 8,6
Mas, para avaliação de filmes e séries, eu acho o site Rotten Tomatoes mais confiável: lá, a série está com 43% de aprovação entre os críticos e 90% entre o público.
É um lançamento importantíssimo para a indústria áudio visual brasileira, provando que, quando quer, consegue entregar algo de altíssima qualidade e sucesso comercial, basta atender o desejo do público, e não as lacrações politico-ideológicas que dependem da Lei Rouanet para fechar a conta. É sintomático que, no elenco, apenas 1 ator veio da Globolixo …
Galvão Bueno deve estar orgulhoso…
Intervalo para nossos comerciais:
A minissérie foi o maior investimento da Netflix no Brasil, de 250 milhões de reais . Me pergunto quanto pode ter vindo destes anunciantes, que tiveram oportunidade de exibir marcas que atualmente são proibidas