Opinião

Dilmês: 130 frases p/ chorar de rir

Coletei, ao longo de anos, muitas frases bizarras da Dilma, que demonstram um nível marcante de confusão mental e falta de coordenação.

Essas frases terminam sendo involuntariamente cômicas. Algumas delas são hilárias!

No caso, as pessoas, com razão, chegavam a duvidar da capacidade da Dilma. Elas têm um estilo algo similar às frases absurdas do ex-presidente dos EUA, George W. Bush.

Eu acreditava que a Dilma tinha sérios problemas de cognição, que já vinham de nascença, até o dia que assisti essa entrevista no Roda Viva em 2004, abordando o tema de gestão de energia, já que ela era ministra de Minas e Energia do Lula.

Nessa entrevista, ainda que possamos não concordar com várias de suas afirmações, ela não só demonstra conhecimento da área de energia, como fala com clareza e didatismo, sem gafes ou confusões mentais.

Então o que aconteceu com ela desde então? Não sabemos. Só podemos especular. Eu sei que alguns remédios para depressão, bipolaridade e enxaqueca podem ter um certo nível de dano cognitivo temporário.

Como no caso do ex-presidente Bush, as aventuras verbais da Dilma ganharam até livro, que eu ainda não tive a oportunidade de ver: Dilmês: idioma da mulher sapiens (Está sendo vendido por apenas R$ 9,90).

Por outro lado, as frases toscas do Bolsonaro (aqui selecionei 50 delas sobre a pandemia) são diferentes da Dilma e do ex-presidente George W. Bush: em geral, não são engraçadas e mesclam agressividade, ignorância, cabeça dura e radicalismo em proporções variáveis.

Sem mais delongas, vamos nos divertir às custas da Dilma:

1) “A autossuficiência do Brasil sempre foi insuficiente.” (entrevista à Rádio Guaíba, Gaúcha e Osório)

2) “A mulher abre o negócio, tem seus filhos, cria os filhos e se sustenta, tudo isso abrindo o negócio.” (Dia Internacional da Mulher em 2014)

3) “A nossa estratégia continua sendo a mesma. Se eu for mais pra rua, não volto para casa. Estou na rua”.

4) “A única área que eu acho, que vai exigir muita atenção nossa, e aí eu já aventei a hipótese de até criar um ministério, é na área de… Na área… Eu diria assim, como uma espécie de analogia com o que acontece na área agrícola.”

5) “A Zona Franca de Manaus, ela está numa região. Ela é o centro dela porque ela é a capital da Amazônia.”

6) “Ai você fala o seguinte: “- Mas vocês acabaram isso?” Vou te falar: -“Não, está em andamento!” Tem obras que “vai” durar pra depois de 2010. Agora, por isso, nós já não desenhamos, não começamos” a fazer projeto do que nós “podêmo fazê”? 11, 12, 13, 14… Por que é que não?

7) “Aqui no estado do Ceará. Não, no estado do Pará. Desculpa, gente. É que fui pro Ceará, tá? Ontem eu tava no Ceará. Aqui eu não falei uma coisa. Ah, não, falei sim, né?”

8​) “É interessante que muitas vezes no Brasil, você é, como diz o povo brasileiro, muitas vezes você é criticado por ter o cachorro e, outras vezes, por não ter o mesmo cachorro. Esta é uma crítica interessante que acontece no Brasil”.

9) “É mais fácil ser só um representante do poder, eu tenho certeza: você anda para baixo e para cima só representando”

10) “E nós criamos um programa que eu queria falar para vocês, que é o Ciência sem Fronteiras. Por que eu queria falar do Ciência sem Fronteiras para vocês? É que em todas as demais… porque nós vamos fazer agora o Ciência sem Fronteiras 2. O 1 é o 100 000, mas vai ter de continuar fazendo Ciência sem Fronteiras no Brasil”.

11) “Ela (Zona Franca) evita o desmatamento, que é altamente lucrativo — derrubar árvores plantadas pela natureza é altamente lucrativo.”

12) “Em Portugal, da onde, aonde eu aca…, de onde eu acabei de vir, o desemprego beira 20%. Ou seja, 1 em cada 4 portugueses estão desempregados e eles vêm dizer que o Brasil é um pais em situação difícil.

13) “Em Vidas Secas está retratado todo problema da miséria, da pobreza, da saída das pessoas do Nordeste para o Brasil.”

14) “Esse país foi descoberto, foi colonizado através das estradas de água. Essas estradas de água são a forma mais barata de transporte”.

15) “Eu acho que as pessoas não têm de ser más, não têm de ser… todas as pessoas são… podem ser boas ou podem ser más. Mas as boas pessoas podem não ter compromisso. A pessoa é muito boa, mas o compromisso dela é com outra coisa”.

16) “Eu estou lendo um livro, eu tentei falar um pouco sobre a novela para ver se eu lembrava o nome do livro e não lembro. Do Sandro Amarai, o livro chama as… as… as… Brasas… Isso mesmo As Brasas. É uma, talvez uma das… Assim, me impactou muito. Eu concluí ele ontem a noite rapidinho, porque eu… Eu consigo ler no domingo.”

17) “Eu estou muito feliz de estar aqui em Bauru. O prefeito me disse que eu sou, entre os presidentes, nos últimos tempos, uma das presidentes, ou presidentes, que esteve aqui em Bauru.”

18) “Eu ontem disse pro presidente Obama que era claro que ele sabia que depois que a pasta de dente sai do dentifrício ela dificilmente volta pra dentro do dentifrício. Então que a gente tinha de levar isso em conta. E ele me disse, me respondeu que ele faria todo esforço político para que essa pasta de dente pelo menos não ficasse solta por aí e voltasse uma parte pra dentro do dentifrício.”

19) “Eu quero adentrar pela questão da inflação, e dizer a vocês que a inflação foi uma conquista desses 10 últimos anos do governo do presidente Lula e do meu governo.”

20) “Eu quero começar contando uma história para vocês de uma mulher que estudou somente até a 5ª série ginasial, aliás, a 5ª série do curso fundamental, porque vivia na roça com mais nove irmãos e não teve condições de continuar estudando. Mas essa mulher, eu vou tratar dela na próxima cerimônia que eu vou participar aqui em Campinas, que é a formação do Bolsa Família. O que é a formação do Bolsa Família? Quando a gente dá o Bolsa Família, nós estamos permitindo que as pessoas sobrevivam”

21) “Eu quero informar a vocês que o ministro Pepe Vargas e seu Ministério assumiram comigo o compromisso de ter 100 decretos – ele tem um pouco mais, mas ele vai assumir um pouco menos, porque… sim, ele tem um pouco mais de decretos, mas pode dar problema em um e em outro, você pode estar no meio do decreto e, naquele decreto, dar um problema. Mas, então, ele assumiu 100 decretos líquidos, ou seja, 100 decretos já vendo os eventuais problemas que possam ocorrer. ”

22) “Eu quero, então, voltar aonde eu comecei. Eu vou falar agora que aqui tem 37 municípios. Eu vou ler os nomes dos municípios, porque eu acho importante que cada um de vocês possam (sic) se identificar aqui dentro e, por isso… Eu ia ler os nomes, não vou mais. Por que não vou mais? Eu não estou achando os nomes. Logo, não posso lê-los.”

23) “Eu sempre escuto os prefeitos. Por que é que eu escuto os prefeitos? Porque é lá que está a população do país, ninguém mora na União, ninguém mora… “Onde você mora?” “Ah, eu moro no Federal”.”

24) “Eu também vou falar… eu vou falar pouco. Vou explicar por quê: todo mundo, antes de mim, disse que ia falar pouco, não é? E aí, tinha uma senhora ali, na frente, que falou o que todos nós estamos sentindo. Ela disse assim: “Eu estou com fome”. E eu vou levar em consideração ela, que falou uma coisa que todo mundo está pensando, mas não está falando.”

25) “Vamos dar prioridade a segregar a via de transporte. Segregar via de transportes significa o seguinte: ou você faz metrô, porque o metrô… porque o metrô, segregar é o seguinte, não pode ninguém cruzar rua, ninguém pode cruzar a rua, não pode ter sinal de trânsito, é essa a ideia do metrô. Ele vai por baixo, ou ele vai pela superfície, que é o VLT, que é um veículo leve sobre trilho. Ele vai por cima, ele para de estação em estação, não tem travessia e não tem sinal de transito, essa é a ideia do sistema de trilho.”

26) “Eu vi. Você veja… Eu já vi, parei de ver. Voltei a ver e acho que o Neymar e o Ganso têm essa capacidade de fazer a gente olhar.”

27) “Eu, para ir, eu faço uma escala. Para voltar, eu faço duas, para voltar para o Brasil. Neste caso agora nós tínhamos uma discussão. Eu tinha que sair de Zurique, podia ir para Boston, ou pra Boston, até porque… vocês vão perguntar, mas é mais longe? Não é não, a Terra é curva, viu?”

28) “Mas o grande – o grande aniversariante – é de fato o prefeito mais feliz do mundo, que dirige a cidade mais importante do mundo e da galáxia. Por que que é da galáxia? A galáxia é o Rio de Janeiro, a Via Láctea é fichinha perto da galáxia que o nosso querido Eduardo Paes tem a honra de ser prefeito.”

29) “Muitas vezes acontece isso comigo que eu abro um jornal e pergunto o seguinte: Será que eu falei alguma coisa dormindo? Porque só isso pode explicar algumas atribuições do que eu penso.

30) “Na Ucrânia pagam 13 dólares o… o milhão de BTU. Mas.. 4 pra 13 dá sete.. pagam… quanto é que paga? Depois do furacão.. (Alguém corrige em off). Aliás 4 pra 13 dá 9.. eu tô pensando no furacão Ka.. o furacão não.. em Fugujima (sic)… Como é que chama.. no Japão.. O tsunami…”

31) “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”.

32) “No meu, meu chinelo da da minha humildade eu gostaria muito de ver o Neymar e o Ganso, porque eu acho que – pausa – é 11 entre 10 brasileiros gostariam”

33) “No passado nós tivemos um momento, durante a Guerra Fria, em que havia bipolaridade. As discussões estavam dadas entre duas concepções do mundo e os países se dividiam em relação a ela. Depois houve aquele momento em que o pensamento único e uma proposta de unipolaridade pareciam ter se adonado do mundo. “

34) “Nós achamos que é importante a participação dos países emergentes e desenvolvidos ….”

35) “Nós chamamos de Copa das Copas. Tem uma certa, tem uma certa declaração de amor nessa Copa das Copas. Nós chamamos Copas das Copas porque nunca deixamos de participar de uma Copa, ganhamos cinco e temos uma grande disposição de concorrer e competir. E reconhecemos a União Europeia como sendo um dos, eu dizia, eu diria, uma das reservas dos maiores times de futebol do mundo aí sem querer entrar na disputa dos diabos com os anjos.

36) “Nós sabemos, e eu já estive aqui várias vezes antes, que essa é uma cidade arborizada, cercada por rios, e que tem essa interessantíssima característica de ter muitas mangueiras. De fato, deve ser “muito bom morar numa cidade que de repente você pode chuchar uma árvore e cair uma manga na sua mão. É de fato algo que todo mundo quer, é pegar e ter acesso a uma boa manga”

37) “Nós somos um país excepcional. Nós somos 201 milhões de brasileiros. É pouco, pouco pro tamanho do território. Cês olham só a Índia e a China, uma tem 1 bilhão e 300 mil pessoas, pessoas, a outra tem 1… Um trilhão, aliás, não é? Não, é um bilhão, 1 bilhão e 900 , não 850 mil, que é a Índia. Cinquenta milhões (sopro), obrigada, tão ótimos hoje”.

38) “Nós temos a confluência de várias múltiplas correntes múltiplas fluxos do que é o desenvolvimento do país”

39) “Nós temos a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil. A mandioca é o símbolo da nossa evolução, porque nós nos transformamos em homo sapiens ou mulheres sapiens”.

40) “Nosso país precisa também de ter um compromisso com aqueles que desviam o dinheiro público.”

41) “O bacalhau é uma moleza de fazer. Posso falar, é simplíssimo o bacalhau. Você corta várias coisas, bota uma camada, bota outra, bota, você vai ver o bacalhau… agora, é sem reclamações, sem reclamações. Tchau. Ah, não, não pode reclamar, porque senão não tem graça””

42) “O Eduardo eu sei que ele é um homem feliz, um homem realizado, porque ele disse para mim que ele é o único prefeito do Rio de Janeiro do mundo e isso o torna uma pessoa especial. Ele tem alegria 24 horas por dia, 365 dias no ano de sê o prefeito da mais bonita, da mais fantástica cidade. Ele disse… e eu cheguei à conclusão que ele é o melhor prefeito das galáxias e não é da via láctea. É de uma galáxia chamada Rio de Janeiro, uma galáxia especial”

43) “O meio ambiente é, sem dúvida nenhuma, uma ameaça ao desenvolvimento sustentável e isso significa que é uma ameaça ao futuro de nosso planeta e dos nossos países”

44) “O Nordeste e a seca são um problema. Jamais houve uma atitude correta em relação a essa situação ao longo dus…dus…dus anos sobre essa situação, que é a questão da existência dum fenômeno climático nessa região do país. […] E de um lado é um desafio e de outro, é um direito do cidadão que aqui veio, aqui povoou e aqui… não só fez tudo isso, mas inaugurou o Brasil”

45) “O que eu acho, Elizabeth , é que seria interessante que você olhasse entre os vários cursos que tem sido oferecidos, inclusive pelo Senai, que são cursos para pessoas que têm a possibilidade de conseguir um salário e um emprego melhor, se você não acha colocação. (Respondendo a uma economista de 55 anos que ficou desempregada)

46) “Obras das mais variadas desde obras de mobilidade urbana, como é a solução ali do Largo do Abacaxi, da Via do Abacaxi, Rótula do Abacaxi, que virou, segundo eles, quando eu fui lá inaugurar, uma rota diferente, uma rótula diferente a Rótula do Quiabo, a Rótula que saí abacaxi tranca e o quiabo flui. ”

47) “Olha eu te diria que nós não colocamos a Europa em segundo lugar e muito menos Portugal” (Falando com um jornalista de Portugal)

48) “Os bodes, eu não lembro qual é o nome, mas teve um prefeito… teve o prefeito de Tejuçuoca e me disse assim: ‘eu sou o prefeito da região produtora da terra do bode’. Então, é para que o bode sobreviva que nós vamos ter de fazer também um Plano Safra que atenda os bodes que são importantíssimos e fazem parte de toda tradição produtiva de muitas das regiões dos pequenos municípios aqui do estado.”

49) “Os homens não são virtuosos, ou seja, nós não podemos exigir da humanidade a virtude, porque ela não é virtuosa, mas alguns homens e algumas mulheres são, e por isso que as instituições têm que ser virtuosas. Se os homens e as mulheres são falhos, as instituições, nós temos que construí-las da melhor maneira possível, transformando… aliás isso é de um outro europeu, Montesquieu. É de um outro europeu muito importante, junto com Monet.”

50) “Primeiro, eu queria te dizer que eu tenho muito respeito pelo ET de Varginha. E eu sei que aqui, quem não viu conhece alguém que viu, ou tem alguém na família que viu, mas de qualquer jeito eu começo dizendo que esse respeito pelo ET de Varginha está garantido.”

51) “Qual o Rombo? Eu vou dizer para vocês qual o Rombo. Eu quero saber o que há. Eu não sei o que há. Não sei. Vocês sabem o que há? Vou fazer só um raciocínio: Como vocês sempre fazem isso primeiro do que eu, porque está vindo através dos jornalistas, como eu não sei o que há.”

52) “Quando a gente dá o Bolsa Família, nós temos de dar também condições para as pessoas mudarem de vida. Mudar de vida, você muda de várias formas. Primeiro, estudando. Então, eu vim aqui para fazer dois atos para as pessoas mudarem de vida, dois atos. Primeiro, a casa própria; e segundo, o curso profissionalizante para a pessoa ter a carteira assinada e poder conseguir um emprego.”

53) “Queria destacar a importância da ligação entre o Brasil e a Europa por cabos de fibra óptica submarinos. A ligação com a Europa significa uma diversificação das conexões que o Brasil tem com o resto “do mundo.”

54) “Queria, ao cumprimentar a Nádia Campeão, vice-prefeita do estado, fazer uma homenagem, uma homenagem, assim, pelo Dia, pela passagem do Dia Internacional e dessa semana, que a gente sempre considera a semana do Dia Internacional das Mulheres, cumprimentar a Nádia Campeão, a Lu Alckmin e a Ana Estela, a Eleonora, e junto com elas saudar todas as meninas e as professoras aqui presentes. Vocês vão ser vacinadas, não é? Vocês vão ser… todas vocês vão ser vacinadas. Então eu aproveito e vou saudar aqui o médico que geralmente me vacina, que é o secretário de saúde do estado de São Paulo, David Uip. Eu também sou vacinada.”

55) “Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança… o dia da criança é dia da mãe, do pai e das professoras, mas também é o dia dos animais, sempre que você olha uma criança, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás.”

56) “Se um dia ele for fazer Ciência Sem Fronteiras, ele vai ter o ponto dele lá, porque ele teve uma medalha. Se ele teve duas, ele vai ter um pouco mais. Agora se teve 7, não é Palm? A matemática mostra isso, 7 é maior que 1, não é Palm?”

57) “Sempre acendeu todas as esperanças que nós temos, ao ver a possibilidade de um empreendimento não usual, não comum, revolucionário. Porque conviver com o Aeromóvel, ali em frente do Parobé e sabendo que se tratava de uma tecnologia diferenciada, despertou, ao longo desse tempo, um certo parentesco, eu acho, entre os moradores de Porto Alegre e o Aeromóvel. O Aeromóvel é um pouco de cada um de nós, e ele tem aquela familiaridade que as coisas com as quais você convive durante muito tempo despertam em uma pessoa.”

58) “Tem uma infraestrutura muito importante para o Brasil, que é também a infraestrutura relacionada ao fato de que nosso país precisa ter um padrão de banda larga compatível com a nossa, e uma infraestrutura de banda larga, tanto backbone como backroll, compatível com a necessidade, que nós teremos para entrarmos na economia do conhecimento, de termos uma infraestrutura, porque no que se refere a outra condição, que é a educação, eu acho importantíssima a decisão do Congresso Nacional do Brasil em relação aos royalties.”

59) “Todos nós aqui sabemos que cada um de nós escolhe ─ a vida faz a gente escolher ─ alguma das datas em que a gente nunca vai esquecer dessa data.”

60) “Transmito à Senhora Graça Machel, aos seus familiares, ao presidente Zuma e a todos sul-americanos, digo sul-africanos, nosso profundo sentimento de dor e pesar”

61) “Tudo o que as pessoas que estão pleiteando a Presidência da República querem é ser presidente.”

62) “Um grande varejista uma vez disse o seguinte, disse uma coisa muito simples e de fácil entendimento, que é muito difícil para o conjunto da população ou para muitas camadas da população, comprar à vista, mas que quando se compra a prazo, tudo fica mais viável.”

63) “Um país vira uma grande nação, porque uma coisa é um grande país, outra coisa é uma grande nação. Um grande nação é grande porque suas … sua população é grande”

64) “Vamos cantar Parabéns para você, cada um na sua língua; Ah então, Happy birthday to you. Happy birthday to you …”(em um aniversário no exterior)

65) “Então (a Bíblia), é uma leitura que, eu quero te dizer o seguinte: para mim foi muito importante, principalmente porque ela trabalha com metáforas. E é muito difícil, a metáfora é a imagem, o que é a metáfora? Nada mais que você transformar em imagem alguma coisa. E não tem jeito melhor de você entender e compreender do que a imagem.” (Entrevista ao Jô – 2015)

66) “Eu não tenho condições de participar de uma corrida de toras” (brincando com o prefeito colombiano de Palmas – 2015)

67) “Se ele pular uma janela, pode pular atrás, porque pode ter a certeza que ele achou alguma coisa absolutamente fantástica”. (brincando com a ascendência indígena do Governador do Piauí – 2015)

68) “A avaliação nossa é que houve, de dezembro a fevereiro, um fenômeno em cima da Bolívia, entre a parte sul, se eu não me engano, centro e a parte norte ou sul – a centro eu tenho certeza, a sul eu esqueci, se é sul ou se é norte.” (2014)

69) “Nós somos um país que tem um regime hidrológico muito sensível à água” (2014)

70) “Só mesmo os portugueses para confundir brasileiros com argentinos.” (2010)

71) “Muito gentil… Sobre a parceria estratégica entre o Brasil e a… França, sobre o fato de que, é…, nós temos, ao longo dos anos, evoluído cada vez mais numa parceria em várias áreas; destaque: pra… pro setor de… de… pro meio ambiente”. (2010, depois do encontro com Sarkozy)

72) “Eu tenho certeza que nós juntos vamos desafiar os desafios e levar o Brasil pra frente” (2010)

73) “Nós temos o grande desafio que é erradicar a pobreza. Pra gente fazer isso, nós vamos ter de perseguir a erradicação da pobreza” (2010)

74) “Se Deus quiser e o povo também, serei a responsável-mor pelas mulheres deste país” (2010)

75) É uma cor de sol que é dourado mesmo. Então, você tem as cores da bandeira: o verde, o amarelo e o azul. E o amarelo é o dourado do sol batendo na grama”. (2010, perguntada o que mudou em sua vida depois de diagnosticado um linfoma, referindo-se à descoberta da grama na bandeira brasileira)

76) “Temos que construir mais presídios de alta periculosidade.” (2010)

77) “Tem gente que fala, então, você, outro dia fala assim, então se é presidenta, cê vai chamar agora motorista de motoristo, entendeu? Já tá dando toda a, vamos dizer assim, a polêmica que a gente tava esperando que desse.” (2010, no Roda Viva, perguntada se é presidente ou presidenta)

78) “Uma das propostas que conjuga, assim, não só, né?, tecnologia de ponta, tecnologia sofisticada para o tratamento da criança, mas também tem um grande nível de humanização, porque eles usam todo o…, toda aquela questão do envolvimento da criança, mostrando que a boneca vai, também (sic), cuidar da cabeça, ou, quando a criança é submetida a algum nível de tratamento mais estressante, tomar o cuidado para garantir que, psicologicamente, ela se, enfim, ela tenha um, uma chegada maior a um processo que inclusive é de dor.” (2010)

79) “Eu sempre disse o seguinte: se a Seleção Brasileira é a pátria de chuteiras, a Petrobras é a pátria com as mãos sujas de óleo.” (2014, em entrevista a um jornalista mexicano)

80) “Nós, humanos, temos um problema imenso. Infelizmente, não controlamos chuva, vento, raio” (2009, referindo-se a um apagão)

81) “O município apresentou seu estado de emergência, está liberado. Tá, gente! Eu fui lá em Viginópolis… Virgolândia. Ou seja, é perto de Virginópolis – eu confundo porque Virgo e Virgem é a mesma coisa.” (2013)

82) “O Brasil tem interesse na pronta recuperação da economia europeia, haja vista a diversidade e a densidade dos laços comerciais e de investimentos que existem entre os dois países” (2014)

83) “Quem atira a primeira pedra tem telhado de vidro” (2012, em Cuba)

84) Hoje eu li no jornal uma coisa interessante, que era muito súbito isso, muito súbito. Muito súbito, não, mostra uma grande eficiência” (2013, sobre uma liberação de recursos)

85) “Esses 39 municípios se conectam, se complementam, e tem horas que a gente não sabe onde acaba um e começa outro” (2013, liberando verbas para Grande São Paulo)

86) “Eu acredito que nós teremos uns Jogos Olímpicos que vai (sic) ter uma qualidade totalmente diferente e que vai ser capaz de deixar um legado tanto… porque geralmente as pessoas pensam: ‘Ah, o legado é só depois’. Não, vai deixar um legado antes, durante e depois”. (2015)

87) “A popularidade é minha e eu faço com ela o que eu quiser” (2015, sobre a queda da popularidade)

88) “Muitas vezes a gente fala assim: ‘Quando eu era normal…’ O que que é ‘quando eu era normal’? Quando eu andava na rua, normalmente. Quando eu entrava em algum lugar, normalmente, não é? Quando eu era normal, eu poderia ficar muito incomodada com uma crítica dessas. Mas, quando você é presidente, você distingue aquilo que é da função sua'” (2015, no Jô sobre críticas)

89) “A inflação é um objetivo que nós temos de derrubar, e derrubar logo” (2015)

90) “Eu lutarei até o fim para mostrar que não estou ligada. Eu sei o que eu faço. Eu tenho uma história por trás de mim nesse sentido. Não é questão de ‘se’. Eu não estou ligada” (2015, em entrevista para TV francesa, sobre a contradição entre a presidente do Conselho e os fatos na Petrobrás)

91) “Quero cumprimentar o ministro interino Ricardo Leyser, do Transporte… do Esporte, desculpa. Já te promovi a Transporte? Não. Porque não preciso te promover, porque esporte aqui é muito importante” (2015)

92) “Muitos pagavam 300 mil a 400 mil reais. Agora vocês vão pagar prestação muito menor”. (2015, multiplicando valores por 1000)

93) “Eu quero explicar uma coisa do ajuste. Todo mundo acha que o ajuste tira. O ajuste não tira, o reajuste…. o ajuste reajusta. Vou explicar o que é isso. O meu PSI do passado, estou falando o meu no sentido o seguinte: aquele PSI do passado, ele era 2,5%, 4%… Hoje, os juros são maiores. Porque se ele se mantivesse em 2,5%, 4%, o governo federal tinha de aguentar a diferença entre 2,5% e 12,5% mais um spread. Nós num vamos, nós não temos dinheiro para aguentar isso. Temos dinheiro para aguentar uma variação disso. Qual é a variação disso? 6% a 8%, 6% a 9%. É isso que nós temos recursos” (2015, sobre o ajuste)

94) Vocês sabem qual é a maior prova de que aqui estamos aqui no Festival da Juventude? É que o pessoal senta. Por dois motivos: porque senta em respeito aos outros mas, também, porque na minha idade eu não sento não, gente” (2015)

95) “Essa confusão entre o que é privado e o que é público vem lá de trás nesse país. Tem a mesma idade que a escravidão” (2015)

96) “Eu sempre acho que mulher é muito importante ser ponderada. Então, a minha resposta é genérica. Eu acredito que as mulheres elas crescentemente vão… bom, se nós somos parte do céu como dizem os chineses, agora deu, nós queremos ser metade do céu, segundo os chineses. Deu para eles, nós queremos ser é metade do mundo mesmo e, aí, isso se expressa também em presidentes ou presidentas, tá?” (2015, perguntada se os EUA está preparada para uma presidenta)

97) E esta é uma questão que, necessariamente, pra essa dimensão, não é… vamos dizer… uma questão que…ahhhh … impedir a corpora… ahhh… impedir que a corporação cometa … irregularidades, você segura” (2015, perguntada sobre o Petrolão)

98) “Então, eu estou querendo explicar que os ajustes, eles não têm um sentido em si. Eles têm um sentido de se adaptar às circunstâncias que nós estamos. E isto significa que certas políticas têm que ser mantidas. Eu fiz toda essa conversa para chegar nisso” (2015, sobre os ajustes)

99) “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem quem perder, vai ganhar ou vai perder. Vai todo mundo perder” (2010, declarando-se contra o plebiscito para legalização do aborto)

100) “Para mim (sic) poder computar qualquer variação do salário bruto, do futuro, eu tenho de ter essa medida aprovada. Além disso, nós temos, dia 1º de maio, nós temos, daqui a um mês, em torno de um mês e poucos dias, nós temos o Dia do Trabalhador (sic)”. (2015)

101) “Se alguém achar que eu não fui humilde em algum diálogo, me diz onde, aí tudo bem. Quem sabe eu não fui mesmo. Me diz aonde, eu vou avaliar. Caso contrário, seria um absoluto fingimento da minha parte.” (2015)

102) “F oi um pouco mais de 38%, mas eu fico em 38% para ninguém dizer: ‘Ah, ela disse que era 38′, mas não é não. É 39, 38 e qualquer coisa ou é 36. 38, eu acho que é 39, mas vou dizer 38. Também não tem ser humano que guarde todos os números” (2015, sobre o deságio de um leilão, que foi 36%)

103) “Já que eu falei de transporte eu vou falar, ao mesmo tempo, do aeroporto. O aeroporto que é uma outra forma de transporte. Aliás, outra infraestrutura, me desculpe, outra infraestrutura de transporte, para uma outra forma que é a forma dos aviões que são essenciais nesse país continental” (2015, na implantação de um projeto de BRT)

104) “Porque água é vida, e uma cidade – e aí que eu vou encerrar minhas palavras – uma cidade, ela vive de pessoas que sempre as pessoas procuraram construir as cidades onde havia oferta de água” (2015, em Goiânia)

105) “E por que hoje? Porque era o dia que eu podia e ele podia. Eu podia, quase que eu não podia, tá? Porque eu vim, eu vinha pra cá”. (2015, explicando o encontro com Toffoli, após ele ser designado para o julgamento do Petrolão)

106) “A do ano passado foi feita no ano passado. Agora nós vamos fazer a próxima, então não tem garfada nenhuma, porque no ano passado não tinha essa situação. Ou seja, o ano passado, o ano passado. Tinha um amigo meu que dizia: ‘O passado é assim: passou'” (2015, sobre a correção do IR só em 2016)

107) “Aliás, uma vez uma companheira me disse que essa questão de homem e mulher não tinha problema algum, porque as mulheres eram a maioria, mas a outra parte, a outra parte da maioria, era integrada por homens, todos eles provenientes de uma mulher, e, por isso, ficava tudo em casa: mulher com mulher. Porque os homens podem ter filhas e mulheres, esposas, mas tem necessariamente – aí não é pode, tem, necessariamente – uma mãe” (2015, relativo à tipificação do assassinato de mulheres)

108) “Essa morte pelo fato de ser mulher, ela torna a questão de gênero no Brasil, a questão de gênero e da questão do gênero feminino no Brasil, uma questão específica e especial junto com outras categorias, como a questão de morte por ser negro” (2015, relativo à tipificação do assassinato de mulheres)

109) “A inflação, Bonner, cai desde abril e agora ela atinge hoje, se você não olhar pelo retrovisor e olhar pelo o que está acontecendo hoje, ela atinge zero por cento. Zero” (2014)

110) “Juntos, garantiremos o melhor 2015, 2016, 2017 e 2018 da nossa história”. (2014)

111) Essa tocha olímpica vai circular pelo Brasil. Vai ser empunhada por representantes, homens e mulheres, jovens, crianças do nosso povo. Ela vai ser sentida em vários municípios (2015)

112) Dilma Rousseff vai acabar essa legislatura. (2015)

113) Dentre todos os processos tecnológicos que a humanidade criou, dois se destacam. Um é a imensa… o imenso poder, o (sic) imensa força, a imensa capacidade de desenvolvimento que, em qualquer atividade… humana, tem um processo chamado cooperação e o outro foi a conquista do fogo. (2015)

114) Nós não vamos colocar uma meta, nós vamos deixar uma meta aberta. Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta, quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta. (2015)

115) Eu acredito que talvez ninguém aqui saiba, mas e estado de São Paulo começou a chover muito e o pessoal está saindo da chuva. Com razão, o pessoal que não está protegido, tá saindo da chuva. É bom que chova, mas tem hora que quem está na chuva, não quer … pegar a chuva. Então e …. essa contradição sempre. Eles tão, ele tem que sair, de fato, porque começou a chover forte. (25/Ago/15 )

116) “Eu recebi a chanceler da Alemanha. E quero dizer para vocês que nós… eles são a quarta economia, nós somos a sétima, mas se você perguntar para mim: em quem que você aposta como sendo a economia mais forte? E não quero falar isso só em relação à Alemanha”. ( 21/Ago/15)

117) “Nós não quebramos, esse é um país que tem… tem aquilo que vocês sabem o que é”. (7/Ago/2015)

118) “Você não precisaria de dialogar se todo mundo pensasse a mesma coisa. Aí não tinha sentido dialogar, para quê? Mas é justamente o que nós aqui estamos fazendo. Nós estamos abrindo o diálogo. E, aí, o diálogo faz a gente pensar. Aí, quando as pessoas começam a falar, você começa a pensar. Aí você começa… Eu comecei a pensar uma coisa…”. (21/Ago/15 no Recife)

119) “Mesmo com todas as turbulências, foi um período bastante tranquilo” (Ago/15)

120) “Quero dizer para vocês que eu vou começar respondendo uma pergunta da Ana, que perguntou… ela não perguntou, ela falou na “gatice”. Eu vou aproveitar a pergunta, a pergunta não, a constatação e te dizer uma coisa que é a seguinte: vou começar pelo Chioro, é vida saudável”. (14/Ago/15)

121) “Você não conseguiu ainda tecnologia para estocar vento” (26/Set/2015 na ONU)

122) “Quando nós criamos uma bola dessas [erguendo uma bola
feita de folhas] nós nos transformamos em homo sapiens,
ou mulheres sapiens. (2015 na Abertura dos Jogos Mundiais dos Povos
Indígenas)

123) “O presidente Lula me deixou um legado, que é cuidar do povo brasileiro. Eu vou ser a mãe do povo brasileiro.”

124) “A tocha olímpica, sem dúvida, é muito bonita, ela é verdadeiramente fantástica. Aquelas cores, o Nuzman estava me explicando, porque isso é um protótipo, elas mudam. As cores internas mudam. E também que a tocha se move. Então, eu digo, diante da tocha, com uma insistência que o Galileu disse diante da inquisição: E pur si muove! Ou seja, E apesar de tudo se move!. E eu considero, Nuzman, que você tem toda a razão.”

125) “Roraima é a capital mais distante de Brasília” (discurso em 2015)

126) “A mosquita, ela, é a mosquita que põe em média 400 ovos. Se você considerar que a mosquita transmite também (o vírus), que é ela que pica, que ela que provoca a contaminação das pessoas. (2016, relativo ao combate à Dengue)

127) “Eu tinha que sair de Zurique, podia ir para Boston, ou pra Boston, até porque… vocês vão perguntar, mas é mais longe? Não é não, a Terra é curva, viu” (2014)

128) “Essa unidade principal do prédio… que constitui a unidade principal, o prédio principal desse complexo de estaleiro de construção de submarinos, ela se constitui em mais um passo, mais um passo para fazer aqui o complexo naval de Itaguaí” (2014)

129) “Quero dizer que hoje o Brasil está de luto por uma morte que tirou uma vida.” – (Em 2014, sobre a morte de Eduardo Campos).

130) “Que que é R$ 10 mil?” (Em relação aos 152 mil que Dilma declarava ter em casa, Dilma deu essa resposta a um jornalista que disse que ela botasse numa caderneta de poupança lucraria uns 10 mil por ano

Paulo Buchsbaum

Fui geofísico da Petrobras, depois fiz mestrado em Tecnologia na PUC-RJ, fui professor universitário da PUC e UFF, hoje sou consultor de negócios e já escrevi 3 livros: "Frases Geniais", "Do Bestial ao Genial" e um livro de administração: "Negócios S/A". Tenho o lance de exatas, mas me interesso e leio sobre quase tudo e tenho paixão por escrever, atirando em muitas direções.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Mil desculpas… mas é tanta coisa sem nexo que não consegui ler de uma vez só. Voltarei mais tarde Hahahhahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:
Send this to a friend