Colaboradores

  • Alberto Ferreira

    Paulistano adotivo desde 1984, nasceu no Rio de Janeiro em 1961, de onde trouxe a torcida pelo Fluminense. Leitor inveterado de jornais, economia e negócios descansa lendo romances, assistindo futebol e ouvindo MPB. Casado desde 1985 com duas filhas adultas já independentes, foi cfo e controller no mercado financeiro e agora divide o tempo entre um mestrado em administração, acolhimento familiar, administração de bens e consultoria.
  • Anna Paula Más

    Anna Paula Más, farmacêutica e bioquímica (USP-SP), fez carreira trabalhando quase 20 anos na área de pesquisa clínica e desenvolvimentos de novos medicamentos, focada na área ética e regulatória. Caixeira viajante (morou nos EUA, França e hoje fica entre Alemanha e Brasil). É extrovertida, social, costuma ‘unir’ turmas e pessoas de turmas diferentes. Dizem as más línguas que conversa até com o poste, adora palpitar, não tem receio de se posicionar e, por vezes, criar polêmicas. A pedidos, veio fazer parte do time Papo de Boteco com o propósito de trazer um olhar feminino, mas não por isso menos crítico, sobre assuntos diversos.
  • Carlos Augusto (Guto) Loyola

    Como bom curitibano acostumado com socialização no varejo, mantém certo distanciamento social desde antes da pandemia. Fissurado em vida Outdoor, vascaíno por herança familiar carioca. Quando não está numa trilha, tentando jogar futebol, pedalando ou no mar - tudo isso acompanhado de esposa e filhos - é psiquiatra clínico e forense. Tenta, com pouquíssimo sucesso, diferenciar-se da maioria dos médicos que só sabem falar de medicina.
  • Cláudio Galvão

    Cláudio Galvão é médico Hematologista, faz transplante de medula óssea e oncologia pediátrica. Queria ser piloto da Varig e até chegou a pilotar aviões. Depois fez física, mas parou e finalmente concluiu o curso de medicina. O gosto por aviação e por divagações acerca de números e da física teórica nunca o abandonou.
  • Cleveland Prates Teixeira

    Economista e professor de economia nas instituições Fipe e FGV/Law. Trabalhou no Governo por um período de cinco anos e hoje é Sócio-Diretor de uma Consultoria Econômica. Apaixonado por idiomas e viagens, dedica todo seu tempo livre para conhecer novos lugares. "Budista amador", do tipo "ZENPaZiência", é um liberal convicto (nada conservador).
  • Eduardo Galvão

    Eduardo Galvão, nascido em São Paulo, agricultor em Iepê/SP, tem Administração de Empresas pela PUC/SP e Direito pela FEMA/Assis-SP, com mestrado em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha / Marília-SP.
  • Gui

    Sou o Gui. Fiz arquitetura, pós em marketing, MBA em comércio eletrônico. Desde criança , quando adorava ler Julio Verne, eu gosto de explorar, descobrir novidades. Aqui no Papodeboteco vou conversar contigo sobre descobrir como podemos explorar nosso tempo livre.
  • Julieda Puig

    Julieda ... é a Julieda. Mãe de 2, companheira de 1, filha, irmã, amiga e, nas horas vagas, trabalha e é responsável por Compliance em um banco na terra da Rainha. Graduada e mestre em Economia pela USP e GV. Vive em Londres, “fisicamente” e, no Brasil, “virtualmente”, já que seu coração não se separa de lá. A ideia é visitar o boteco de vez em quando, como uma “correspondente 🗺” contar um pouco como é a vida por essas bandas do planeta. Às vezes vai falar séria e apaixonadamente (porque, afinal é boteco e porque senão não seria ela!) sobre ética, políticas públicas, corrupção e inclusão, seus temas preferidos. Mas a verdade é que a maior parte das vezes não pretende falar muito sério não... Já deixa claro que é bem livre na opinião, prá desespero dos carimbadores de plantão..
  • Marcelo Guterman

    Engenheiro que virou suco no mercado financeiro, tem mestrado em Economia e foi professor do MBA de finanças do IBMEC. Suas áreas de interesse são economia, história e, claro, política, onde tudo se decide. Foi convidado a participar deste espaço por compartilhar suas mal traçadas linhas no Facebook, o que, sabe-se lá por qual misteriosa razão, chamou a atenção do organizador do blog.
  • Marcelo Porto

    Gênio do truco, paraíba tagarela, tudólogo confesso e metido a besta que insiste em opinar sobre o mundo ao seu redor, atuando no mercado financeiro desde 1986, Marcelo Porto, 53, também é Administrador de Empresas e MBA em Mercado de Capitais.
  • Marcio Hervé

    Márcio Hervé, 69 anos, engenheiro aposentado da Petrobras, gaúcho radicado no Rio desde 1976 mas gremista até hoje. Especializado em Gestão de Projetos, é palestrante, professor, tem um livro publicado (Surfando a Terceira Onda no Gerenciamento de Projetos) e um blog www.causosdoherve.blogspot.com. Casado com a mesma mulher desde o século passado, tem um casal de filhos e um casal de netos.
  • Meyre Hellen Mesquita Mendes

    Meyre Hellen Mendes, graduada em direito e especialista em direito público, enófila totalmente apaixonada por vinhos e gastronomia. Autora do Instagram @confraria_da_meyre_hellen, confreira e precursora da “Confraria das Meninas – Palmas-TO”, onde degusta vinhos e os estuda, juntamente com suas confreiras, sempre harmonizando cada rótulo com pratos específicos. Cá estou para falar de vinhos e incentivar as pessoas a degustarem essa bebida milenar sempre harmonizando com combinações perfeitas, desde pratos simples à sofisticados, pois o que importa é beber e comer bem, devidamente acompanhado de um vinho, é claro. Atualmente cursando WSET 1 (em andamento).
  • Paulo Buchsbaum

    Fui geofísico da Petrobras, depois fiz mestrado em Tecnologia na PUC-RJ, fui professor universitário da PUC e UFF, hoje sou consultor de negócios e já escrevi 3 livros: "Frases Geniais", "Do Bestial ao Genial" e um livro de administração: "Negócios S/A". Tenho o lance de exatas, mas me interesso e leio sobre quase tudo e tenho paixão por escrever, atirando em muitas direções.
  • Rodrigo De Losso

    Rodrigo De Losso tem Ph.D em Economia pela Universidade de Chicago e é professor do Departamento de Economia da USP. A ideia aqui é mostrar como teoria econômica pode ser aplicada a temas do cotidanos, às vezes polêmicos, sem deixar de falar dos outros assuntos que o interessam com música, vinhos, literatura, cinema e política.
  • Sandra Bernardo

    Uma caipira que nasceu em S.J. do Rio Preto e cresceu numa cidadezinha de 3-4 mil habitantes lá pelas bandas do Rio Paraná. Seus animais de estimação foram a Bambi (ovelha) e a Taba (Cabra montês), que a seguiam pelas ruas, enquanto a chamavam de Tieta (não ouse, ela nao gostava do apelido). Caçula de 8, Serelepe, curiosa e questionadora desde que se entende por gente, quando era adolescente já dizia "Mama, nasci para ganhar o mundo" e assim, veio para São Paulo aos 17 anos, para trabalhar e estudar. Iniciou sua carreira no mercado financeiro, se formou em Economia em 1999 e desde então sua carreira navega entre o mercado financeiro e consultorias. Solteira e sem filhos por opção (o primeiro tenho dúvidas, se pela falta de). Aproveitou as exigências dos trabalhos, que a forçavam viver em hotéis pelo Brasil, para fazer o que mais gosta, lidar com gente. Estudou inglês no Canadá e Londres, viveu 2 anos em Santiago e costuma dizer que fazer relacionamento é muito fácil, difícil mesmo é mantê-los, pois requer cuidado e dedicação. Nestes quesitos, é cuidadosa e faz questão de estar sempre conectada - acredita que a tecnologia rompe as barreiras impostas pela geografia, e usa e abusa destas funcionalidades. Seus interesses nas mídias sociais são os mais variados - navegando em temas espinhosos como política e economia a temas que chama de "fúteis úteis" (culinária, decoração, viagens, experiências no exterior). Suas paixões são fotografia, viagens e um bom papo rodeado de um bom vinho e amigos. Seu sonho, viver numa pequena comuna Italiana.
  • Barnabe da Silva Jr

    Brasileiro, paulista de Santo André, Casado, um filho. Engenheiro (Escola de Eng. Mauá), MBA em MKT pela FGV, mestre em Engenharia (planejamento energético) Poli/USP , e doutorando Engenharia (planejamento energético) pela Poli/USP (um dia acabo). Executivo de empresas nacionais de TI até 2017, pesquisador em energia (atualmente armazenamento de energia elétrica me chama a atenção), e professor convidado, de pós graduação apenas, até o início da pandemia. Desde dezembro de 2019, sou sócio de uma empresa de consultoria soluções em energias renováveis, com ênfase em regulação energética e na análise de viabilidade técnico-econômica de projetos de geração distribuída de energia. Desde o início da pandemia (março de 2020) moro em um sítio afastado da cidade de Mogi das Cruzes, onde por sorte consegui, as minhas custas, por um link de internet banda larga, assim posso desenvolver a maioria de minhas atividades em home-office. Não pretendo voltar morar na cidade: Só visitas pessoais e profissionais. Meus hobbies: Leitor voraz de livros (a maioria digital, amazona Kidle), fã de ficção cientifica (filmes, series e livros), prático em habilidades manuais que me deixem mais independente da infraestrutura das grandes cidades: Aprendendo a fazer facas artesanais; planto 60% dos alimentos que como, frutas, verduras, legumes e plantas medicinais, e plantas alimentícias não comerciais. Acabei me tornando especialista em fungos, mais conhecidos com cogumelos comestíveis, ênfase champignon e shimeji: Tenho 7 estufas de porte comercial, onde atualmente planto shimeji. Cristão protestante praticante.
  • Silvana Destro

    Silvana Destro é jornalista, voltada à comunicação corporativa há quase três décadas, atualmente com forte atuação em gerenciamento de crises de imagem e reputação. Mãe do Pedro, do João e avó de Maria Clara.
  • Victor Loyola

    Victor Loyola, engenheiro eletrônico que faz carreira no mercado financeiro, e que desde 2012 alimenta seu blog com textos sobre os mais diversos assuntos, agora incluído sob a plataforma do Boteco, cuja missão é disseminar boa leitura, tanto como informação, quanto opinião.
  • Victor Llebot

    Catalão, espanhol e brasileiro de adoção. Formado em Administração por Esade Barcelona, o destino e o trabalho me trouxeram para o Brasil no final de século passado, e por aqui fiquei... Depois de 20 anos, virei bastante brasileiro como para me sentir estrangeiro na minha terra natal, mas não o bastante para não me sentir frequentemente um alien no Brasil.
  • Vinícius Perilo

    Vinícius Perilo, 47 anos, é engenheiro civil apaixonado por todos os esportes. Tudo começou no Ursinho Misha em Moscou 80, e, a partir daí, acompanhando ídolos como Oscar, Hortência, Bernard, Jacqueline, Ricardo Prado, Joaquim Cruz. Ama futebol como todo brasileiro, faz parte da geração que chorou de tristeza a derrota de 82 e de alegria com o Tetra em 94. Realizou um sonho de criança e conduziu a Tocha Olímpica para a Rio 16. Ainda acredita no Brasil olímpico.
  • Vladimir Batista

    Vladimir Batista é escritor, professor e cinéfilo. Após 25 anos trabalhando como engenheiro em multinacionais de tecnologia, resolveu abraçar sua paixão de infância pelas palavras e por contar histórias e segue carreira na área de Letras e Literatura. Gosta de filmes e livros de gêneros variados, atendeu a vários cursos e oficinas de roteiros de cinema, de série e de técnicas de romance e tem um livro publicado pela Amazon: “O Amor na Nuvem De Magalhães”. Vladimir é casado, vegetariano e “pai” de cachorros resgatados.
Botão Voltar ao topo
Send this to a friend