AtualidadesBrasilLazerLugares & ComidasTurismoViagem

2021 será o Verão das Road Trips?

Todo verão têm uma moda nova , que batiza as férias daquele ano ( Oi, Verão da Lata, estou falando de você ). As férias 2020/21 aposto que serão lembradas no futuro como o Verão das Road Trips.

A maior parte dos países que costumamos visitar simplesmente estão com suas fronteiras fechadas para o turista brasileiro: Europa, Estados Unidos e vizinhos da América do Sul.

Internamente, as companhias aéreas nacionais reduziram drasticamente suas malhas aéreas e frequência de vôos, implicando numa redução de assentos e que fez aumentar muito o preço das passagens para a alta temporada.  

Além disso, muita gente ainda não se sente com segurança de fazer uma viagem aérea, porque o interior de um avião, lotado, numa viagem de várias horas, é considerado uma das situações de maior risco de contágio, apesar dos filtros HEPA do sistema de ar condicionado das aeronaves reterem o vírus da Covid19. Mas, se a pessoa sentada ao seu lado durante as horas do vôo, naquele aperto da classe econômica,  estiver contaminada, mesmo usando máscara o tempo todo, a exposição a uma carga viral será maior. (Sempre invista numa máscara do tipo N95, se você for viajar de avião).

Nos próximos meses o melhor que temos a fazer é canalizar nossa vontade de viajar para cobrir alguma lacuna importante do nosso currículo de viagens pelo Brasil.

Sabe aquela viagem dentro do Brasil, que você sempre adia, ano após ano?

( Ricardo Freire, Viaje na Viagem )

Essa é uma oportunidade da gente resgatar algo que eu tenho como algumas das minhas melhores lembranças afetivas de infância: as viagens de carro pelo Brasil!


Aqui, no quintal de casa, temos mais controle sobre as informações da situação atual dos destinos turísticos que nos interessam mais, em relação à situação da epidemia e restrições turísticas vigentes.


Estar de carro, seja o próprio ou alugado, dá flexibilidade de fazer ajustes e alterações no roteiro ou até mesmo antecipar um retorno para casa, se ocorrer algum imprevisto.


Por coincidência, nos últimos 4 verões, fiz road trips pelo Brasil e gostaria de compartilhar contigo. Publicarei nas próximas semanas posts mais detalhados de cada uma delas, com relatos e fotos dessas viagens, roteiros seguidos, minhas impressões pessoais e dicas baseadas no meu gosto.


Não encare isto como um guia de viagens.
Para planejar a sua, eu indico que você acesse o melhor Guru de Turismo, o Ricardo Freire, do site Viaje na Viagem, que eu sempre acesso como principal fonte de informação turística.

Road Trip 1: Minas Gerais

  • Minas Gerais é um dos estados brasileiros menos afetados pela epidemia, com uma ótima estrutura para receber turistas.
  • As estradas passam por lindas paisagens de montanhas e campos.
  • Belo Horizonte é uma capital bonita, com uma imperdível oferta de museus, patrimônio arquitetônico e atrações gastronômicas, com o obrigatório passeio até Inhotim do ladinho.
  • O roteiro pelas cidades históricas ( Ouro Preto, Congonhas e Tiradentes ) é algo que todo brasileiro que tem oportunidade deve conhecer.
  • São Thomé das Letras é uma viagem no espaço-tempo, para a Era de Aquário dos hippies.
  • Para concluir, Gonçalves é o merecido descanso, numa pitoresca cidadezinha de charme na serra, antes do retorno para casa.

Road Trip 2: Região Sul

  • Os 3 estados da Região Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estão entre os menos afetados pela epidemia de covid19.
  • É a região brasileira que mais dá aquele gostinho de estar viajando “pra fora do país”.
  • Foz do Iguaçu é um daqueles destinos turísticos nacionais que todo brasileiro que tiver oportunidade, tem que conhecer.
  • É uma região com a maior diversidade de paisagens naturais e opções distintas de turismo e lazer, concentradas numa mesma área.

Road Trip 3: Costas do Descobrimento e das Baleias

  • Sequência de paradisíacas praias com baixa aglomeração de pessoas em um dos trechos mais bonitos do litoral brasileiro.
  • Verdadeira road trip com pegada de aventura , com trechos não asfaltados.
  • Referência histórica , pela passagem pelo Monte Pascoal, numa região com ainda vários agrupamentos indígenas.
  • Oportunidade de saída de barco para o arquipélago de Abrolhos, o melhor point de mergulho do Brasil, junto com Fernando de Noronha.

Road Trip 4: Costas dos Corais

  • Sequência de paradisíacas praias com baixa aglomeração de pessoas com mar de cor caribenha.
  • Piscinas naturais em Maragogi, Rota Ecológica e Porto de Galinhas
  • Cidades com boa oferta de lazer e atrações para o turismo.
  • Rota Ecológica, em Alagoas, um dos últimos trechos “desconhecidos’ do litoral brasileiro, com praias desertas e pousadas de charme.
  • Cidade do Recife e Olinda, com suas atrações históricas e culturais.

Este post é só um aperitivo para abrir teu apetite para fazer uma road trip neste verão.
Nas próximas semanas, irei detalhar cada um desses roteiros que fiz .
Enquanto isso, te convido a continuar seguindo nosso Papo de Boteco no Facebook , para ser informado de cada nova publicação de conteúdo com boa leitura.

Gui

Sou o Gui. Fiz arquitetura, pós em marketing, MBA em comércio eletrônico. Desde criança , quando adorava ler Julio Verne, eu gosto de explorar, descobrir novidades. Aqui no Papodeboteco vou conversar contigo sobre descobrir como podemos explorar nosso tempo livre.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:
Send this to a friend