Pensamentos de Ano Novo
2024 está indo embora, e, neste momento de virada, a gente pensa sempre em mudanças. Não é preciso ser um gênio para entender que a mudança se faz a cada dia, mas talvez esta marca do calendário seja interessante como ponto de partida. Para ajudar quem realmente quer mudar, pensei nestas quatro frases.
1 – Envelhecer é inevitável, ganhar experiência é uma opção.
As pessoas bem-educadas me chamam de “experiente”, mesmo sem me conhecer – afinal, um cara com 72 anos de vida e quase meio século de estrada deve ter alguma experiência. Eu sempre respondo que sou um velho que quer aprender sempre, seguindo a poesia do imortal Gonzaguinha, que louva a beleza de ser um eterno aprendiz. Algum sábio anônimo também já disse que, quando eu penso que aprendi as respostas, a vida vem e muda as perguntas. Enfim, nada é mais chato do que um velho que se acha o dono de todas as verdades da vida. A única coisa que eu tenho mais do que a maioria das pessoas é estrada, e histórias prá contar. Enquanto a memória funcionar (o resto já deu perda total), vou teimar em ser um contador de histórias. E a cada dia aprender uma nova, até onde Deus permitir. Fechando com o velho e bom Raul Seixas, eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.
2 – Seja dos que erram, não dos que criticam os erros dos outros
A vida não tem ensaio, falava Charles Chaplin. Hoje posso dizer, com certeza, que me arrependo muito mais das coisas que não tentei fazer por medo de errar, do que das que fiz e deram errado. Estas pelo menos viraram histórias. O mestre Ariano Suassuna garante que o que é ruim de passar é bom de contar (desde que a gente sobreviva, é claro – o complemento é meu). Pessoas que têm sempre uma crítica na ponta da língua são insuportáveis (e frustradas – o diagnóstico é meu). Resumindo; em caso de dúvida, siga a sua paixão. “Carpe Diem” é sempre um bom conselho; colha o dia. Amanhã talvez seja tarde demais. O pior que pode acontecer é dar errado. A linda música “Jura Secreta”, de Abel Silva e Sueli Costa, imortalizada na voz de Simone, nos fala que “só uma palavra me devora – aquela que meu coração não diz”. Já falei que me arrependo de algumas coisas que disse e que fiz, mas o que me arranca um pedacinho a cada dia (e um dia vai me devorar inteiro) é a lembrança do que deixei de fazer por medo. Podia ter dado certo. E se no fim der tudo errado, lembre-se novamente do velho e bom Raul Seixas, e tente outra vez.
3 – Melhor ter amigos do que ter razão
Uma das grandes lições que o esporte me ensinou foi sobre vitórias e derrotas. Saber perder e saber ganhar. Não se desesperar na derrota, nem humilhar o derrotado na vitória. E lutar sempre. Vivemos tempos de polarização em todas as áreas, e é importante que seja assim, a velha sabedoria oriental nos ensina que é das crises e ameaças que surgem as oportunidades de melhoria. Tenho meus posicionamentos, compro minhas brigas, mas jamais joguei fora uma amizade por discordâncias em qualquer área. As redes antissociais transformaram o que era um debate de ideias construtivo em um semeador de ódios irracionais, mas não caia nesta; argumente, defenda seus pontos de vista, mas não perca a racionalidade e a empatia em momento algum.
4 – Você é senhor do seu destino… só que não!
Do todas as famosas “frases de coach” que eu conheço, esta é, sem dúvidas, a pior. Vender a ideia de que você é capaz de controlar o universo ou é falta de informação ou má-fé. E o pior é o efeito colateral de culpar os seus “pensamentos negativos” (o famoso “mindset”) pelos seus problemas e fracassos.
Você pode pegar uma doença séria, sofrer acidentes ou perdas inesperadas. Você pode achar que é acaso, karma, ou seja lá o que for, mas o fato é que o Senhor Destino tem seus humores e muitas vezes pode parecer mau ou injusto. O importante é como vamos reagir. Culpar o nosso “mindset” é besteira, aliás a culpa é o pior dos sentimentos. Mais uma vez recorrendo a um poeta, o grande Paulo Vanzolini já dizia; “reconhece a queda, e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Talvez esta seja uma boa frase prá começar um novo ano, depois deste complicado 2024.
Enfim, você não é o senhor do seu destino, mas também não é escravo dele.
Que venha 2025!
Vida que segue.
Hervé,
Que texto cheio de boas-energias. Você foi muito feliz nas escolhas das frases dos poetas. Obrigado.
Como diz a frase, bem colocada ao final do seu texto, vamos para 2025 com ” o grande Paulo Vanzolini já dizia; reconhece a queda, e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Feliz 2025 para você.
Obs: você , como eu, estamos envelhecendo. Parabéns, pois é uma conquista incrível, enquanto pudermos, vamos aproveitá-la.
Um grande abraço,
William Rachid Junior
Muito obrigado, Rachid. Que o ano novo seja abençoado para você e seus familiares.