Não é pelo canudinho de papel …

Milk shake … adoro! Completa a santíssima trindade de uma boa lanchonete, com o X-Salada e as batatas fritas. Por coincidência, semana passada, tomei 2 milk-shakes em dias seguidos, um no McDonald’s, outro no Bob’s. Meu veredicto: sempre que tiver escolha preferirei o do Bob’s. Porque é mais saboroso, cremoso ou clássico? Não apenas. Sua maior vantagem competitiva é porque é servido com canudinho de plástico enquanto o do Mequi é de papel!

Corta para esta semana. Donald Trump, publicou uma ordem executiva que permite que os americanos voltem a usar canudos de plástico em larga escala. A decisão revoga decisão anterior do Joe Biden.
“Essas coisas não funcionam. Eu já as usei muitas vezes, e ocasionalmente, elas quebram, explodem. Se algo está quente, elas não duram muito tempo, tipo uma questão de minutos, às vezes uma questão de segundos. É uma situação ridícula.”
Donald Trump, 10/fevereiro/2025
Esse assunto banal já viralizou nas redes sociais: afinal de contas, a imagem da tartaruga com um canudinho no focinho é um icone dos eco-xiitas e o combate a este vilão se tornou um mantra dos ambientalistas para salvar o mundo.

Se você pesquisar obterá esta resposta catastrófica a respeito do plástico:


Me considero uma pessoa racional , “acredito na ciência”, não acho a terra plana, tomei vacina, etc … agora … um canudinho de plástico durar CENTENAS DE ANOS?! Really??!! Não, nem a pau , Juvenal …
Corta para o futuro, de 10 a 21 de novembro de 2025.

Belem do Pará será sede da COP30, onde estimadas 40 mil pessoas chegarão de aviões a jato na cidade, e se reunirão para discutir as medidas necessárias para “salvar o mundo”, assim como já fizeram nas COPs 29, 28, 27, 26 , … Esta ultima foi até tema de 2 post meus aqui no Papo de Boteco, porque na ocasião foi vendida como “a última chance de salvar o mundo”:
- Tudo que você não sabia que queria saber sobre a COP26 (Ou, “Carro elétrico , você ainda será obrigado a ter um…”)
- Don’t panic: O Guia do Mochileiro da COP26 (ou A Resposta para Tudo é 1,5ºC)
Mas, vamos olhar para a realidade: Belém do Pará, capital localizada na foz do Rio Amazonas, com população de 1 milhão e trezentos mil habitantes, é uma das 10 cidades com piores índices de saneamento básico no Brasil, apenas 2% do seu esgoto é tratado!!!
Ou seja, pela média, quando 39 mil dos participantes da COP30 apertarem a descarga de suas privadas o conteúdo será despejado direto no rio amazonas!!!
O esgoto a céu aberto pode causar diversas doenças, como diarréia, hepatite, cólera, esquistossomose, febre tifoide, leptospirose, amebíase, ascaridíase, toxoplasmose e verminoses. O esgoto transmite doenças:
- Através do contato da pele com a água suja
- Por moscas que pousam no esgoto e depois pousam em alimentos
- Cistos, larvas ou parasitas provenientes de fezes e fluidos humanos
Pois é neste contexto que a COP30 será realizada, dentro de uma bolha, obviamente climatizada (32ºC de temperatura média naquele mês) e, muito provavelmente, a resolução do Trump a favor dos canudos de plásticos será tema de algum dos painéis e reverberado pela imprensa progressista mundial.
(IronicModeON> Se as tartarugas são um tema importante, vamos pensar: A taxa de mortalidade de filhotes de tartarugas marinhas é muito alta, com apenas 1 ou 2 filhotes sobrevivendo a cada 1 mil. Ou seja, se a preocupação com os canudinhos é pela sobrevivencia dos bichinhos … não seria mais produtivo tentarmos salvar os 998 filhotinhos que morrem sem nem ter a chance de enfiar o focinho no canudinho? Aliás, será que não é a Natureza que está nos enviando um sinal, de que um bicho que enfia um canudo no próprio focinho, não deve mesmo gerar descendentes? (IronicModeOFF>
O ponto é … e agora não terei meia palavras: as COPs se tornaram convescotes anuais, um tremendo desperdício de recursos e geração de pegada de carbono com open bar para os poucos e bons ostentarem sua superioridade virtuosa torrando suas verbas em masturbação mental de questões secundárias e resoluções sem pé na realidade executável, em seguida passará mais um ano em que nada que foi “decidido” na COP30 será implementado na prática, e o ciclo se retroalimentará para em Pacific Island, Australia, em 2026, na COP31, o cenário catastrófico e alarmista voltar a ser propagandeado.
Enquanto isso, na vida real da COP30 … :

- O presidente Lula irá fazer discursos prometendo comprometimento com a preservação ambiental, com metas para apenas após seu mandato;
- Lula irá andar pra lá e pra cá ostentando sua poodle de estimação na coleira (o nome dela é Marina Silva…) para os gringos verem o “apoio”que ele dá ao tema;
- Os visitantes adorarão a bolha em que passarão os 11 dias, em contato com os “povos originários da florestas”, acreditando piamente que o Brasil é a Pandora do planeta Terra ( assista AVATAR). Provavelmente irão adorar tomar açaí, me pergunto se usarão canudinhos de cana de açúcar …

E, quer apostar que, em algum momento após o encerramento da COP30, quando os 40 mil gringos já tiverem voltado de avião para seus países, a Petrobras anunciará o início da exploração de petróleo na margem equatorial, pertinho lá de Belém … ?
Valendo um milk-shake de ovomaltine???
Marcelo,
Seus texto são bem feitos e racionais, mas voltando para o assunto “canudinhos de plástico”, eles continuarão precisando de 400 anos para serem decompostos independentemente das COPs serem um convescote. Um “erro” não corrgiria o outro. Ou se deseja “corrigir” os excessos que danificam o meio-ambiente ou não. Ponto! A que prazo , considerando o possível, com as ventagens e desvantagens econômicas etc, seria outro assunto, não acha ?
Obrigado pelos seus textos.
William
O artigo todo é no geral muito ruim, mas a descrença convicta no prazo de decomposição do plástico só me leva a crer que o autor é um engenheiro químico muito qualificado e em breve publicará um artigo científico desmascarando a farsa.
Ou…
É apenas um ignorante orgulho da própria ignorância.
E por fim, meu conselho ao autor: coloque um canudo no próprio nariz, ou em qualquer outro orifício do corpo. E conte-nos a sensação.
Costumamos ter leitores de alto nível mas, às vezes, surgem exceções como você.
Obrigado pelo seu clique.
Não vou aplaudir a ignorância, mas sempre tratá-la como deve ser tratada. Uma pena que você seja tão sensível a críticas. É o mal das pessoas que vivem em bolhas, só querem likes.
No mais, fica a sugestão: assista o vídeo no link abaixo enquanto toma seu milk shake (um melhor do que McDonalds ou Bobs, por favor…) num canudo de plástico e conte-nos a experiência.
https://youtu.be/msc0t836z4M?si=N4P5-EvrlW0xhWNt
Muito bom! Uma realidade que nem fala. Além de tudo que você descreveu, Belém é uma cidade muito quente, uma cultura bastante diferente.