AtualidadesOpinião

A fake news que terminou em tragédia

Estou me referindo aqui ao recente suicídio de Jéssica Vitória Canedo. Ela era uma jovem de 22 anos, moradora de Coramandel, uma cidade de 28 mil habitantes no interior de Minas a noroeste de Belo Horizonte e a 160 km de Uberlândia.

Não resistiu a tanto ódio', diz a mãe da jovem que teve nome ligado a Whindersson - Entretenimento - R7 Famosos e TV
Jéssica e Whindersson Nunes

Tudo começou quando apareceu uma suposta conversa no WhatsApp entre o comediante e youtuber Whindersson Nunes e a Jéssica, insinuando um flerte entre os dois.

Transcrição de conversa inexistente? É o que mais se vê.

Não sabemos a origem primária destas imagens, mas falsificar imagens com conversas de aplicativos de mensagens é tão fácil quanto mascar um chiclete, a partir de diversas aplicativos que fazem isso, como WhatsFake.

Crie falsas conversas e os tolos acreditarão….

Obviamente, qualquer pessoa minimamente sagaz que vê uma transcrição de uma conversa não pode tomá-la por verdadeira a priori.

No entanto, quase 3 dezenas de sites de fofoca (e não apenas o Choquei, como apareceu em algumas matérias) reverberaram imagens de conversas como se fossem genuínas. (Alfinetei, Alfinetei Teen, Choquei, Fuxiquei, Gina Indelicada, Garoto do Blog, Otariano etc )

Não dá para “comprar” que os responsáveis por espalhar isso não tinham consciência que a chance disso ser verdade era algo perto de zero, já que era o pretenso “vazamento” de uma conversa envolvendo uma jovem completamente anônima do interior e uma grande celebridade da internet.

Jéssica, que estava em processo de depressão, chegou a publicar um vídeo desmentindo qualquer tipo de conexão (depois do seu falecimento, sua rede social foi posta como privada). E o incrível é que vários desses sites postaram no perfil dela, zombando do vídeo em vez de providenciarem uma retratação ou um pedido de desculpas, já que Whindersson Nunes também já tinha negado a história. Tudo isso culminou no suicídio dela no dia 22 de dezembro de 2023.

O azar para esses “divulgadores” é que esta brincadeira idiota e sem graça , que quer faturar com a audiência e os cliques em anúncios, é que a vítima não ficou apenas chateada ou irritada, mas, em função do seu quadro psicológico depressivo, chegou ao extremo de tirar sua própria vida!

O que há em comum entre todos esses sites (exceto a Choquei) que publicaram essa nota falsa sobre a Jéssica? A Mynd!

A Mynd (Mynd8, para ser mais preciso) é uma empresa que faturou mais de R$ 500 milhões em 2022 cujo CEO é Fátima Pissara e conta com a cantora Preta Gil como sócia, o publicitário Carlos Scappini e o meteoro Murilo Henare, cuja história é detalhada nesta longa matéria do Piauí.

Olha aí ela de novo (via Deep AI)

Whindersson Nunes, depois da morta da jovem, também publicou um vídeo sobre a morte da Jéssica com falas que remetem a Mynd e as imagens da Fátima Pissara tomando champanhe bem longe, mas não citou nomes.

Fátima Pissara com sua champanhe na Gianni Versace Mansion, Miami (via Daniel Penin)

A Mynd publicou uma nota onde nega interferir no conteúdo editorial dos sites e perfis que ela gerencia e veicula anúncios..

E isso é mentira, para quem conhece minimamente como funciona um agenciamento digital.

Na prática, tanto o site agenciado como o agenciador (em geral feito por funcionários das respectivas empresas, seguindo algumas orientações) tem, em geral, autorização para postar, ou pelo menos, eles preparam a postagem e a enviam formatada para seus afiliados, que conseguem assim reproduzi-la de forma muito rápida, gerando uma quase simultaneidade.

Isto é muito comum no meio de contas de rede sociais comerciais, por agilizar as veiculações uma vez que existem ferramentas de postagens múltiplas, além de aliviar a carga de trabalho individual dos sites de fofoca, fora isentar sites individuais de direitos autorais entre sites. Finalmente, permitem trabalhos editoriais de interesse coletivo de sites dessa natureza, associados ou não à publicidade.

Quem duvida, é só falar com alguém que trabalha no ramo para ver como funciona.

Quem ainda duvida, leia essa investigação detalhada do site aosFatos de 2022 sobre a forma de atuação da Mynd, e as tais postagem sincronizadas.

O fato é, não existe coincidência que leva a tal grau de sincronicidade no universo.

Em relação à forma insidiosa como se lida com a publicidade dos sites afiliados, de forma coletiva, é que esses “anúncios” conseguem aparecer de forma que simula uma postagem orgânica, misturando notícia com publicidade, como cita, entre muitos outros detalhes, bastidores e exemplos, o extremamente competente jornalista Rodrigo da Silva aqui e aqui.

Rodrigo da Silva também foi o roteirista de um ótimo vídeo de Spotniks, antes deste fato trágico, falando sobre a indústria bilionária de influencers e particularmente a Mynd.

Uma reportagem da Splash (da UOL) também detalha um pouco sobre essa gigantesca máquina de alavancar e destruir reputações capitaneada pela Mynd (“Banca Digital“), aqui em 2021, quando a Mynd era ainda bem menor.

Até governos contrataram a Mynd como agência de publicidade, especialmente a Dilma e o Temer, totalizando mais de R$ 1 milhão

Há ainda o vídeo do Daniel Perin, a despeito de certos exageros, é interessante e se tornou um viral, já contando com mais de 4 milhões de visualizações.

Ainda que seja verdade que todos os sócios da Mynd sejam abertamente lulistas, assim como a grande maioria dos afiliados; criticar esse conglomerado (“Banca Digital” é o setor de sites de fofoca e/ou humor) não é monopólio de ninguém. Qualquer pessoa de bem deveria se indignar com uma manipulação tão abjeta e organizada, que chega ao ponto de indiretamente matar uma jovem inocente.

Danilo Gentili também deu seu pitaco e publicou uma matéria contundente de crítica a Mynd, também baseada em experiências próprias, que pode ser conferido aqui.

Se a Mynd é tão inocente por que chegou a apagar todos os perfis de sites de fofoca do seu casting de clientes? Afinal ela alega que só veicula anúncios. Para esse tipo de mentira existe o maravilhoso Wayback Machine que tira centenas de milhões de instantâneos da internet histórica: primeiro examina-se o dia 23 de dezembro e lá está toda sua “Banca Digital” (ver abaixo) e 2 dias depois, no dia 25 de dezembro, toda banca digital já tinha sumido.

Pode ser um doodle de 10 pessoas e texto que diz "banca digital ALFINETEI BABADEIRA CUTU CADAS BABADOS CENTRALDAFAMA CUTUCADAS Gẻ show DEPRÊ UNIVERSITÁRIA GAROTXDO BLOG DIFERENTONA 6U GESHOW FOFOQUEI OUSADO FUXIQUEI INSTACINEFILOS GOSSIP INSTAOUSADO NANA RUDE LACERDA GOSSIP MODA MENINAS NANA.RUDE MEMESTWITTER NAZARE NAZAREAMARGA MUSOJAO OTARIANO SUB CELEBRITIES PERRENGUECHIQUE SINCERO OFICIAL PORTALPOPLINE RAINHAMATOS SUBCELEBRITIES VIDA x-Lxa nave SINCEROOFICIAL TRICOTEI SOLDADOFERIDO VEMMU BUSCAR XUXANAVE SOUEUNAVIDA"
A banca digital tomou chá de sumiço entre 23 de dezembro e 25 de dezembro!

De fato, a Choquei não era mais do casting da Mynd desde o início de 2023, fora que a Choquei não pode ser um bode expiatório, porque, como eu disse, mais de 2 dezenas de sites postaram a nota, cuja torrente foi iniciada pelo perfil “Garoto do Blog“.

***
Neste caso, a grande mídia foi omissa e pouco investigativa. A tragédia da Jéssica Canedo foi bem noticiada, mas teve poucas referências à trama sórdida ou referências depreciativas.

É fácil provar isso. Peguemos o Globo.com, o maior conglomerado de comunicação digital do país, que inclui o jornal “O Globo” e todas as mídias digitais do grupo.

A partir daí coloquei a seguinte busca no Google:

site:globo.com “mynd” “jéssica canedo”

Essa busca 4 apenas resultados:

As 2 últimas referências são superficiais e as 2 primeiras atribuem qualquer tentativa de investigar o episódio a uma “conspiração da extrema direita” , além de superficializar o ocorrido, ao associar o caso apenas ao site Choquei.

***

No contexto das inverdades, os vídeos deepfakes, recentemente alavancados com o imenso progresso recente da inteligência artificial, se tornarão um dos maiores alimentadores de mentiras de todos os tempos.

Hoje eles já são hoje bastante usados na pornografia, associando corpos nus anônimos com rostos conhecidos.

Em um futuro breve, eles representarão uma grande ameaças às pessoas, protagonizando chantagens, assassinatos de reputação, uso político e até virar uma grande ameaça ao sistema de justiça como um todo, ao se tornarem praticamente indistinguíveis de vídeos verdadeiros.

Creio que em breve será necessário alguma regulação dos softwares no sentido desses produzirem marcas digitais serializadas e criptografadas no arquivos de vídeos gerados, que poderão ser usadas para distinguir vídeos falsos dos verdadeiros.

Informações adicionais aqui e um vídeo de deepfake com Jim Carrey, em cenas do filme “O Iluminado” (The Shining) de 1980. Essas cenas são de cair o queixo e tem uma continuação ainda melhor, e ela segue nas partes 3 e 4.

***

Voltando ao tema principal, em relação à morte da Jéssica, espero que se chegue até o fundo dessa história.

Um exemplo recente mostra esses sites de fofoca ( e também grande parte da mídia mainstream) detonando o humorista Leo Lins por uma piada “racista” ligada ao tempo da escravidão , enquanto os mesmo sites pegaram bem leve com “amigos” como a cantora Luisa Sonza, em um episódio real de racismo.

Neste episódio ocorrido em 2020 em uma festa, Luisa Sonza interpelou, em uma festa, Isabel Macedo, uma advogada negra, com um toque no ombro pelas costas, pedindo um copo de água com certa rispidez e ficou insistindo.

Depois da denúncia, Luisa chegou a negar, acusando Isabel de querer se promover, para depois fazer a tradicional mea culpa. Com certeza, o conjunto da obra da Luisa Sonza é muito mais explícito e fala muito mais do caráter de uma pessoa do que uma mera piada em um show de teatro.

***

Há pessoas que fazem um tremendo jogo duplo. Se postam publicamente como boazinhas, desejosos da paz mundial e preocupadas com os “frascos e comprimidos”, mas na vida privada ou corporativa fazem tudo por dinheiro ou satisfação, inclusive destruir quem é conveniente ou lucrativo para eles.

Paulo Buchsbaum

Fui geofísico da Petrobras, depois fiz mestrado em Tecnologia na PUC-RJ, fui professor universitário da PUC e UFF, hoje sou consultor de negócios e já escrevi 3 livros: "Frases Geniais", "Do Bestial ao Genial" e um livro de administração: "Negócios S/A". Tenho o lance de exatas, mas me interesso e leio sobre quase tudo e tenho paixão por escrever, atirando em muitas direções.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Excelente artigo, cercado de cuidados para bem fundamentar tudo o que afirma. É muito esclarecedor. Parabéns ao autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:
Send this to a friend