AtualidadesEsporteLazer

Staycation em 2 rodas

Vamos falar sobre ciclismo urbano, como lazer ou esporte, neste texto do meio da trilogia sobre bicicletas, que começou com o Pedalando, pedalando … a Poupança nunca dói!

Staycation é uma palavra inventada neste 2020 maluco que significa Turismo na própria cidade. Como a quarentena e suas restrições impuseram uma drástica redução nas viagens, assim como na oferta de  atrações de lazer abertas para visitação, turistar pela própria cidade em que moramos acabou sendo um bom jeito de passar o tempo livre.

Toda cidade tem recantos e atrações que , em geral, os moradores sempre deixam para visitar “um outro dia”  e subir numa magrela pra flanar pela cidade é um modo gostoso de visitar esses lugares que normalmente não iríamos a pé e, se fossemos de carro, detalhes passariam desapercebidos e não sentiríamos a atmosfera do mesmo modo que pedalando, onde dá para ir parando em cada ponto que achamos legal.

contornando São Paulo
ciclovias e ciclofaixas de lazer

São Paulo, onde eu moro, nos últimos anos construiu uma ampla rede de ciclovias, que permite que você pedale por quase todas as regiões , de norte a sul, e além disso, aos domingos são somados 117 quilômetros de ciclofaixas de lazer em faixas exclusivas por avenidas de toda a cidade.

E, antes que você se assuste com as distâncias e já se canse só com a idéia de pedalar por tantos quilômetros, vou te dar uma boa notícia:
A bicicleta é o meio de transporte com a melhor eficiência energética que existe!
Você tem capacidade de pedalar muita quilometragem e nem sabia disso!

Olhe só este gráfico comparando com outros meios de transporte, onde o eixo Y é a velocidade média de cada meio de transporte (em milhas/hora) e o eixo X é a energia necessária por quilômetro. De bike, você chega mais longe, com menos esforço!

Nesses meses de quarentena consegui colecionar lembranças de lugares e ângulos diferentes de São Paulo que registrei em fotos, enquanto turistava pedalando por mais de 2.000 quilômetros. Propositalmente as fotos não tem legendas, para você também brincar de Adivinhe onde é:

Além de pedalar pela cidade como atividade de lazer, você também pode usar sua bicicleta com foco esportivo.

Treinar é diferente de passear. Você deixa de se divertir e apreciar as paisagens , parando onde e quando quiser, e passa a sair de casa com metas e objetivos a serem atingidos.
Quanto mais variado forem seus treinos, melhor resultado de performance você obterá.

Eu gosto de treinar alternando 3 variáveis: distância (ou tempo percorrido) , velocidade média e altimetria. E, além da bicicleta, quando pedalo com esse objetivo meu companheiro inseparável é o relógio com funções de GPS e frequencímetro. Principalmente quando a prioridade do treino é a máxima velocidade média alcançada ou as subidas conquistadas, o objetivo é fazer seu batimento cardíaco subir e o frequencímetro mostra que você está trabalhando naquela faixa de exigência que é ideal para aprimoramento aeróbico mas ainda dentro do tolerável que dê para aguentar o treino até o final.

Para treinos assim sempre escolha ciclovias que sejam usadas exclusivamente por ciclistas, não compartilhadas com pedestres e corredores, que permitam maiores velocidades, com segurança.
Ou, pedale por ruas e avenidas de pouco tráfego de automóveis.
Na cidade de São Paulo os melhores lugares são as ciclovias nas 2 margens do Rio Pinheiros e as ruas dentro da Cidade Universitária da USP.

No próximo texto, pra fechar a trilogia de 2 rodas, vamos sair da rua e ir pro mato: Mountain Bike!

Enquanto ainda estamos na cidade, uma enquete-express. Você curte pedalar pela sua cidade principalmente para:

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Gui

Sou o Gui. Fiz arquitetura, pós em marketing, MBA em comércio eletrônico. Desde criança , quando adorava ler Julio Verne, eu gosto de explorar, descobrir novidades. Aqui no Papodeboteco vou conversar contigo sobre descobrir como podemos explorar nosso tempo livre.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Send this to a friend