Pensou que a trilogia das bicicletas teria só 3 textos?
Pensou errado: Tem quatro!
Encare este como uma “Faixa-Bônus”, se vc têm mais de 40 anos, ou como “Cenas Pós-Créditos”, se tiver menos.
Pegue sua bike, leve ela pra dentro da toca: Tenho essas 10 sugestões de filmes sobre ciclismo (ok, 1 é animação) imperdíveis para quem gosta de bicicleta.
ET: Imagem icônica
BUTCH CASSIDY : A mais romântica pedalada do cinema
CIDADE DOS ANJOS: O final mais triste e melancólico de um filme
QUICKSILVER , O PRAZER DE GANHAR: Pra que ser milionário em Wall Street, se você é o Kevin Bacon?
AMERICAN FLYERS: Se o Kevin Costner manda, obedeça e carregue sua bicicleta nas costas!
A FORÇA DE UM CAMPEÃO: Veterano treina novato num drama com ação espetacular nas cenas de corrida em percursos traiçoeiros
O ESCOCÊS VOADOR: Alguém resiste a um filme baseado em fatos reais, numa historia de superação?
A MENTIRA DE ARMSTRONG: Documentário sobre a maior decepção da história do esporte
ENCONTRANDO FORRESTER: Ninguém é mais classudo pedalando do que Sir Sean Connery
AS BICICLETAS DE BELLEVILLE: Este longa de animação merece ler a resenha
“Há um humor em extinção. Trata-se daquela comédia física elegante, de gags paulatinas e inventivas, de pouco ou nenhum diálogo. É o humor de Jacques Tati . As Bicicletas de Belleville , conseguiu cativar o mundo e ser indicado ao Oscar de melhor animação em 2004.
Repare na trama: depois de treinar com apito em punho o seu neto ciclista para a famosa Tour De France , a velhinha Madame Souza o vê seqüestrado durante a corrida por mafiosos ítalo-americanos; atravessa, então, o oceano acompanhada por seu cachorro Bruno em um pedalinho, chega a Belleville, onde consegue o auxílio de idosas trigêmeas cantoras de cabaré e tenta libertar o ciclista escravizado numa arena clandestina de apostas.
O visual já espanta, de cara, pela mistura impressionantemente harmoniosa entre o tradicionalismo artesanal e os artifícios tridimensionais.
A sua temática nostálgica se evidencia na introdução: um número de cabaré típico dos anos 30 é desenhado com os mesmos traços em preto-e-branco dos clássicos da época. Fica igualmente latente a sátira aos norte-americanos gordos e comilões e aos tipos consagrados de Hollywood, como os mafiosos e os seus capangas motorizados.
Mas se sobram referências e curiosidades, o que faz da animação algo distinto? As situações originais, as piadas inventivas, o carinho pelos personagens, a técnica bem lapidada e a narrativa tensa. Além disso, o animador toma tão bem a apologia da simplicidade para si que torna As Bicicletas de Belleville singular.”
BREAKING AWAY: Para fechar a lista com chave de ouro, uma irresistivel sessão da tarde clássica, que teve 5 indicações ao Oscar 1980 e ganhou o de melhor roteiro
PS: A inspiração para fazer este post veio depois que eu li o Românticos de Doer . Valeu, Vladimir !

Gui amei teu artigo ! Virei fã!
Difícil escolher o preferido, nas como gosto de arte, votei nas bicicletas de bellevue .. amo cartoon francês .. tão elegante … emocionante
Obrigada pela ótima leitura
Obrigado pelo feedback, Cqrla !
Costumava pedalar ouvindo músicas. Mas me associei ao ubook e ultimamente tenho pedalado ouvindo audiobooks.
Pra mim, o pedal tem sido bem legal e proveitoso.
Abraços,
Abraço, José Mauricio
Boas pedaladas pra você!