Atualidades

O novo alvo do politicamente correto: gente bonita!

Em um arroubo de estupidez, um diretor da FIFA recomendou às emissoras de TV que não focalizassem mais gente atraente nas transmissões, pois isso estaria estimulando o ‘sexismo’ e os casos de assédio sexual na Rússia. Dos muitos exageros produzidos pelo ‘politicamente correto’, esse sem dúvida foi o mais aloprado.

Para começar, a definição de gente atraente é subjetiva. Não existe um padrão homogêneo de beleza e não podemos partir do princípio de que o gosto do operador da câmera é universal.

Segundo, de onde surgiu a ideia de jerico de que homens, ao serem expostos à imagens de mulheres bonitas na TV se convertem em trogloditas assediadores? Acesso a qualquer tipo de informação é ilimitado e gratuito na Internet. Por essa lógica esdrúxula, fotos, cenas e filmes de mulheres bonitas (qual o critério mesmo??), deveriam ser proibidos também na web e no limite, as belas deveriam cobrir o rosto e o corpo. Talvez a burca completa seja a solução.

Cirurgiões plásticos deveriam zelar pelo enfeiamento das pessoas, salões de beleza passariam a ser de feiura e o mundo se transformaria em uma grande legião de tribufus, homens e mulhetes sujinhos e feinhos. Por que depois da beleza, viria a limpeza…

O raciocínio tosco é o mesmo que defende que filmes violentos aumentam a incidência de crimes, premissa já desmentida pelos números de pesquisas específicas sobre o assunto. Não existe nenhuma correlação.

A recomendação esdrúxula fere o princípio da liberdade de expressão, além de impor ao telespectador algo com o qual ele pode não concordar. Emissoras de TV sobrevivem de audiência e logicamente tentam agradar ao máximo a quem as assiste. A imposição de pautas e agendas é típica de ditaduras.

Se estivéssemos tratando de imagens que atentam contra a humanidade, vá lá, o tal diretor teria um ponto. Mas isso seria imediatamente rechaçado pelo público, que no final é o grande julgador de qualquer conteúdo. Mas o pedido, pasmem mais uma vez, é para evitar ‘pessoas bonitas’!!!!

Espero que as TVs ignorem a solicitação e não deem margem a qualquer discussão pouco fundamentada como essa. E que o bom senso prevaleça sempre. E sim, queremos imagens de gente bonita, feia, famílias, torcedores gritando, chorando, rindo, celebrando, sem intervenção. Poupem-nos dessa chatice.

 

Victor Loyola

Victor Loyola, engenheiro eletrônico que faz carreira no mercado financeiro, e que desde 2012 alimenta seu blog com textos sobre os mais diversos assuntos, agora incluído sob a plataforma do Boteco, cuja missão é disseminar boa leitura, tanto como informação, quanto opinião.

Artigos relacionados

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:
Send this to a friend