Atualidades

And the Nobel goes to …

O Nobel tornou-se uma premiação overrated!
Disclaimer: desculpe o anglicismo, mas acho overrated muito mais apropriado pra transmitir este conceito do que o equivalente em português sobrestimado.
#prontofalei .

Este mês o Papo de Boteco fez aniversário de 1 ano.

Muito, muito obrigado a todos os nossos leitores que nos prestigiaram com seu acesso e principalmente aos nossos fãs de carteirinha, aqueles que leram todos os 400 artigos já publicados.
Eu sou um destes fãs.
Li tudo que meus colegas publicaram e posso afirmar, sem dúvida, que o PdB é o melhor site de Tudologia que você pode encontrar!

Tudólogo é a pessoa que comenta ou dá opiniões sobre qualquer assunto como um perito de cada um deles.

Tudologia é o espírito de um bom papo de boteco:
Ao redor de uma mesa, conversando com bom humor, consertamos todos os problemas do mundo. Nos tornamos experts em tudo.

Neste post, exercendo meu lugar de fala como PhD em Tudologia, pretendo modestamente dar a minha dica de como o Nobel tem uma oportunidade histórica de tornar a edição de 2021, que terá seus vencedores anunciados ao longo da proxima semana, a partir de segunda-feira dia 4 de outubro, na mais importante de todos os tempos e deixar de ser overrated como citei na primeira frase deste post e voltar a ser o que originalmente era:

O Nobel é o mais prestigiado prêmio para pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade, no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades, nas áreas de literatura, medicina, física, química, economia e ativismo pela paz.

Um pouco da história do Nobel …

Alfred Nobel foi um industrial sueco que ficou milionário com a invenção da dinamite e outras patentes. Em certa ocasião, um jornal o confundiu com seu irmão, com a seguinte manchete: “Doutor Alfred Nobel, que enriqueceu ao descobrir maneiras de matar mais pessoas de uma forma mais rápida do que jamais visto, morreu ontem”.

A partir disso, Nobel passou a se preocupar da forma como seria lembrado e como seria reconhecido o seu legado. Decidido em obliterar a lembrança da grande quantidade de mortes que eram causadas pela sua invenção idealizou o Prêmio Nobel, concedido a quem tivesse colaborado para o bem-estar da humanidade através de descobertas feitas “durante o ano anterior”.

Sua vontade era que os prêmios fossem dados em reconhecimento a descobertas científicas feitas “durante o ano anterior”. Porém, como algumas foram desacreditadas posteriormente, os prêmios passaram a ser dados àquelas que resistiram ao teste do tempo.
O critério do “ano anterior” passou a ser interpretado como o “ano em que o impacto completo da descoberta se tornou evidente”.

Este intervalo entre o feito reconhecido e a premiação varia de área para área. Literatura costuma ser dado em reconhecimento pelas obras acumuladas na carreira. O da Paz pode ser recebido pelo conjunto da obra ou por um evento específico.

Como o Nobel é …

O prêmio não pode ser entregue postumamente desde 1974 e os vencedores obrigatoriamente são pessoas físicas, no máximo 3 nomes por categoria. A única exceção é o da Paz, que pode também ser recebido por instituições.

As escolhas dos vencedores de cada ano são feitas por:

  •  Academia Real das Ciências da Suécia: Física e Química e o prêmio especial de  Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel
  • Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska: Fisiologia ou Medicina
  • Academia Sueca: Literatura
  • Comitê Norueguês do Nobel:  Prêmio Nobel da Paz 

Diferentemente de outros prêmios Nobel, o da Paz é decidido na Noruega, porque no momento da morte de Alfred Nobel os 2 países estavam unificados em um só reino. E, desde aquela época, a Noruega tem reputação de defender a paz mundial.

A cerimônia de premiação acontece sempre em 10 de dezembro, no aniversário da morte de Alfred Nobel.

O Prêmio Nobel consiste em uma medalha, um diploma e uma quantia em dinheiro que ultrapassa 1 milhão de dólares.

A medalha de ouro tem gravada em uma das faces o perfil de Alfred Nobel e a outra varia de acordo com a instituição que concede o prêmio.

Cada diploma é uma obra de arte única, escrita a mão e com técnicas e materiais que variam de acordo com a área premiada.

Os diplomas são elaborados de forma personalizada para cada premiado, contendo seu nome e uma breve citação do motivo do prêmio. Os diplomas são entregues pessoalmente pelo próprio rei da Suécia ou pelo presidente do Comitê Norueguês do Nobel.

Alguns dos Nobels mais importantes da história…

Tem um sujeito por aí que sempre em seus discursos insistia em desprezar as zelites.
O problema é que ele distorceu, por interesse político, o principal significado original da palavra Elite:

ELITE: (e.li.te) substantivo feminino. O que há de melhor qualidade numa sociedade ou grupo social. Grupo de pessoas influentes, por serem altamente competentes em determinada área

Os premiados nestes 120 anos de existência, eram justamente exemplos do significado de elite. Pessoas que se destacaram, pela excelência de suas obras e descobertas, nas suas respectivas categorias. Alguns dos mais importantes e famosos estão nesta galeria abaixo:

  • Primeira mulher a ganhar o Nobel, e única a ganhar em 2 categorias cientificas distintas, de física, em 1903 e química, em 2011.
  • Cientista com atuação e descobertas relevantes em inúmeras áreas. Ganhou o Nobel de Química pelo seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas em 1951 e o da Paz em 1962, por sua campanha contra os testes nucleares. Foi pioneiro na aplicação da Mecânica Quântica em química, esteve perto de descobrir a estrutura de helice dupla do DNA e foi um dos precursores da medicina ortomolecular.
  • Escritor José Saramago, unica pessoa nascida em país de idioma português a ganhar um Nobel, de literatura, por obras como Ensaio sobre a cegueira e O Evangelho segundo Jesus Cristo

O prêmio confere uma espécie de imortalidade aos seus vencedores.
Essa é a aura que envolve o Nobel.

Olhe a galeria abaixo . Tente reconhecer estes diversos vencedores pelos seus rostos. E, se não identificar de quem se trata, pesquise clicando aqui ou aqui para descobrir seus nomes e por quais contribuições foram premiados , além de outras curiosidades sobre todos os laureados nestes 120 anos.

Por que o Nobel tornou-se Overrated ?

Devido a 3 fatores críticos, ao longo destes 120 anos:

  • Longo intervalo de tempo transcorrido entre a descoberta científica e o reconhecimento com a premiação, na maioria dos premiados, o que acaba dissipando o impacto e influência da sua contribuição.
  • Escolha dos vencedores feita de maneira secreta e sem transparência pelos colegiados suecos e norueguês, que em muitos casos foram acusados de terem uma agenda política tendenciosa nas suas escolhas e de omitir candidatos mais merecedores, principalmente no Nobel da Paz.
  • Vencedores, famosos, que ganharam não pela maior contribuição científica de suas carreiras, mas por alguma outra descoberta secundária. E, em contrapartida, cada vez mais os vencedores são de nomes desconhecidos do grande público, não há afinidade com a população em geral, apenas entre seus pares. E, isso é mais evidente justamente em um dos prêmios onde havia mais forte vínculo com a população em geral, o Nobel de Literatura. Já faz tempo que os escolhidos são autores desconhecidos do público em geral.

Alguns dos maiores flops do Nobel estão nesta galeria abaixo:

Tudólogo, não … Connaisseur :

Prometi dar minha dica de como o Nobel tem uma oportunidade histórica de tornar a edição de 2021 na mais importante de todos os tempos. Promessa de boteco não se discute, cumpre-se!

Todos nós sabemos muito bem como 2020 foi um ano atípico e por qual motivo, certo? Então, que tal se …

O comitê do Nobel, neste ano excepcional da história da humanidade, deveria premiar as maiores contribuições, nas 6 categorias, realizadas no combate à pandemia de Covid19

Assim, como connaisseur de boteco, eis a minha lista dos merecedores de serem laureados nesta edição 2021 do prêmio Nobel. Vários deles não seguem as regras tradicionais do Nobel, mas num ano excepcional valem regras excepcionais.

Convido você a acompanhar os anúncios dos vencedores ao longo dos próximos dias … e conferir se o comitê seguiu minha dica.

Segunda, dia 4,
Medicina:
LI WENLIANG

Sem a menor dúvida, os médicos, junto com os demais profissionais das equipes de linha de frente, foram os grandes heróis no combate à pandemia, por agirem acima do dever, expondo sua própria integridade física ao risco de contágio e muitos se sacrificaram por isso.

Quem melhor representou isto foi o Dr Li Wenliang, oftalmologista chinês de 33 anos, que trabalhava no Hospital Central de Wuhan.

Ainda que não fosse especialista em virologia, em dezembro de 2019, o médico percebeu que sete casos de infecção viral, mantidos em quarentena no hospital, tinham grandes semelhanças com o quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, causado pelo vírus Sars-Cov, e estavam ligados de alguma forma ao mercado de Huanan , na cidade. Em 30 de dezembro, ele enviou uma mensagem para colegas médicos em uma conversa em grupo privado alertando sobre o surto e recomendando que eles usassem equipamentos de segurança para evitar a infecção.

Quatro dias depois, recebeu a visita de agentes do Escritório de Segurança Pública, que o obrigaram a assinar um documento, em que era acusado de “fazer comentários falsos e espalhar boatos” que “causaram distúrbios graves à ordem social”. Foi alertado que se mantivesse sua “atividade ilegal”, seria levado à Justiça. Abaixo, reproduzida a declaração à mão de Li: “Sim, entendi“.

Uma semana depois de receber a visita da polícia, o médico contraiu a doença ao atender pacientes infectados no hospital e teve que ser internado em estado grave. No fim de janeiro, Li publicou no site Weibo, uma espécie de Twitter chinês, relatando o que aconteceu e compartilhou inclusive a foto do documento que silenciou seu alerta sobre a circulação do vírus, ganhando grande repercussão no país. 

Mas já era tarde demais. Dr Li Wenliang acabou vindo a óbito no dia 6 de fevereiro. 

O governo chinês enviou um comunicado oficial pedindo desculpas à família de Li Wenliang, reconhecendo seus erros. A Comissão Nacional de Saúde da China reconheceu o doutor Li como um herói nacional devido à sua bravura e sacrifício. A família de Li recebeu uma indenização por sua morte, que foi considerada como um acidente de trabalho, e seu funeral foi pago pelo governo chinês.

Terça, dia 5,
Física:
SIR TIM BERNERS-LEE

Os lockdowns decretados por todos os países do mundo, em maior ou menor grau, só foram viáveis pela possibilidade de trabalhar remotamente em home-office, promover encontros e reuniões virtuais por aplicativos de teleconferencia, fazer compras e encomendas por comércio eletrônico.

O mundo não parou por uma razão: existe a internet.

Sir Tim Berners-Lee, físico britânico, cientista da computação e professor do MIT é o criador da World Wide Web, em 1989, quando mudou a concepção da internet, possibilitando a navegação entre arquivos e links em computadores, através de uma rede de dados.

Em 2017 foi agraciado pela Association for Computing Machinery (ACM) com o Prêmio Turing de 2016, considerado o “Nobel da Computação”. Apesar da www ter sido a mais importante invenção da humanidade dos últimos 30 anos, o seu criador não foi agraciado com o Nobel ainda.

Este ano, a casa de leilões Sotheby’s e o próprio Berners-Lee venderam pelo valor de £ 2,9 milhões (US$ 5,4 milhões) um NFT (Token não fungível) de uma representação do que seria o código-fonte original do protocolo.

“Através dos séculos, a humanidade viu uma sucessão de mudanças de paradigma que nos trouxe à era moderna. Nenhuma teve o impacto sísmico em nossas vidas diárias como a criação da rede mundial de computadores. A invenção de Sir Tim mudou tudo”

texto de apresentação do leilão.

Quarta, dia 6,
Química:
KATALIN KARIKÓ

A bioquímica húngara de de 65 anos foi a desenvolvedora da técnica do RNA-mensageiro, em que se usa uma molécula frágil e que se degrada rapidamente para curar doenças ou evitar infecções de forma permanente. Ela acreditava que o RNA-m era a chave para o tratamento de doenças em que ter mais do tipo certo de proteína pode ajudar – como reparar o cérebro após um derrame. No caso da vacina contra a Covid19, o RNA-m entrega às células as instruções armazenadas para produzir uma proteína da superfície do coronavírus, que simula uma infecção e treina o sistema imunológico para quando ele encontrar o vírus real.

Exemplo de obstinação e resiliência, características dos grandes cientistas da história, ela durante décadas tentou impulsionar esta idéia, redigindo pedidos de bolsas para financiar suas pesquisas, mas era sucessivamente rejeitada e desencorajada pelo mundo acadêmico e inciativa privada.

A Universidade da Pensilvânia, onde Kariko estava prestes a se tornar professora titular, decidiu pôr fim ao projeto depois que as recusas de financiamento se acumularam. “Eu estava concorrendo a uma promoção, mas eles simplesmente me rebaixaram e esperaram que eu fosse embora”, contou ela. Kariko ainda não tinha um ‘green card’ e sabia que não seria capaz de colocar sua filha na faculdade sem o desconto para funcionários. Decidiu, então, persistir como pesquisadora do escalão inferior, sobrevivendo com um salário ínfimo.

As vacinas de RNA-m apresentavam dois problemas aparentemente insolúveis: não conseguiam induzir o organismo a produzir as proteínas suficientes para o efeito imunológico necessário e podia gerar uma forte inflamação causada pelo sistema imunológico, que pensava que o RNA introduzido era de um vírus. Apenas em 2005, descobriu que, modificando uma única letra na sequência genética do RNA era possível evitar que houvesse inflamação. Isto permitiu que não fosse gerada uma resposta imunológica exagerada e facilitou a produção de proteína em grandes quantidades. 

Em 2010, uma empresa americana comprou direitos sobre as patentes de Karikó . Seu nome era um acrônimo de “RNA modificado”: Moderna. A empresa prometia ser capaz de tratar doenças infecciosas com a tecnologia do RNA-m. Quase ao mesmo tempo, outra pequena empresa alemã fundada por dois cientistas de origem turca, a BioNTech, adquiriu várias das patentes sobre RNA-m de Karikó para desenvolver vacinas contra o câncer. Em 2013, depois de quase 40 anos de trabalho praticamente anônimo, Karikó foi contratada pela BioNTech, da qual hoje é vice-presidente.

As vacinas da Moderna e BioNTech, desenvolvidas com a tecnologia de Katalin Karicó, são as de maior eficácia contra o SARS-CoV-2, acima de 94%. E, mais importante ainda, seu trabalho piomeiro pode revolucionar o tratamento futuro de doenças atualmente incuráveis.

Quando era uma jovem cientista ainda em sua Hungria natal, sua mãe lhe dizia que algum dia ganharia o Nobel. Ela lhe respondia : “Mas se não posso conseguir nem uma bolsa de estudos, não tenho nem mesmo um emprego fixo na universidade!”. Nos últimos anos, sua falecida mãe ligava para após os anúncios dos premiados para perguntar por que ela não havia sido escolhida. “‘Nunca na vida recebo bolsas (federais), não sou ninguém, nem mesmo docente‘”, ria ela. Ao que sua mãe respondia: “Mas você trabalha tanto!

“Nos últimos 40 anos, não tive nenhuma recompensa pelo meu trabalho, nem mesmo um tapinha nas costas. Não preciso disso. Sei o que faço. Sei que é importante. E estou muito velha para mudar. Isso não me subiu à cabeça. Não uso joias e tenho o mesmo carro velho de sempre”

E, já que falamos de RNA, DNA e genética, a determinação está na sua família: a filha, Susan Francia, de fato acabou estudando na Universidade da Pensilvânia, onde fez um mestrado, e ganhou medalhas de ouro de remo nas olimpíadas de 2008 e 2012.

Quinta, dia 7,
Literatura:
WILLIAM BONNER & RENATA VASCONCELLOS

DISCLAIMER: o conteúdo a seguir é ficcional, no estilo literário Realismo Fantástico. Qualquer semelhança com acontecimentos ou nomes de pessoas, empresas, programas é mera coincidência.

E finalmente o Brasil ganhou o tão desejado prêmio Nobel !!!

Simbolicamente, foi justamente o de Literatura, da Cultura brasileira, tão maltratada e sabotada nesses últimos anos. É um recado claro dado pelo comitê do Nobel protestando contra o atual governo negacionista, terraplanista, genocida, fascista, machista, racista, homo-trans-fluidofóbico.

O comitê atribuiu o prêmio ao conjunto significativo de obras de literatura e sua ampla divulgação junto à população brasileira, apresentadas diariamente, através do Jornal Nacional, ao longo do último ano. E, de uma maneira inclusiva: até os analfabetos tinham acesso a esta literatura, lidas com dicção exemplar.

Os vencedores são representantes do gênero literário latino-americano por excelência : o Realismo Fantástico.

Carregado de emoções, o Realismo Fantástico é caracterizado por uma forma estranha de conceber o real em oposição ao realismo científico, combinando fatos de forma mágica e fantástica, gerando uma narrativa nova, que busca explorar outras noções da realidade recorrendo a imagens que não fazem parte da ordenação lógico-científica nas histórias contadas, sem se preocupar com explicações para esses fenômenos. Suas principais características são:

  • Mistura dos elementos (personagens, cenários, situações etc.) da realidade cotidiana com elementos de universos folclóricos, oníricos ou míticos.
  • Total incorporação desses elementos extraordinários e fantásticos, naturalização de sua coexistência com a realidade objetiva.
  • Possíveis rompimentos com a linearidade temporal e com o princípio da causalidade.
  • Problematização da racionalidade.

Outras obras e escritores latino-americanos significativos deste estilo, são:

  • Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis (1839-1908);
  • Macunaíma (1928), de Mário de Andrade (1893-1945);
  • A hora dos ruminantes (1966), de José J. Veiga (1915-1999);
  • Incidente em Antares (1971), de Erico Verissimo (1905-1975);
  • Cem anos de solidão (1967), de Gabriel García Márquez;
  • A casa dos espíritos (1982), de Isabel Allende;
  • “O outro”, da obra O livro de areia (1975), de Jorge Luis Borges;
  • “Continuidade dos parques”, do livro Final do jogo (1956), de Julio Cortázar;

Sexta, dia 8,
Paz:
LABORATÓRIOS DAS VACINAS ANTI-Covid19

Ele queria que os vencedores fossem defensores da paz, que tivessem a coragem de lutar pela coisa certa

Unni Turretini, escritor norueguês, a respeito da intenção original de Alfred Nobel na criação do prêmio da Paz

O Prêmio Nobel da Paz é o mais famoso, por ter os laureados mais conhecidos pelo grande público e, principalmente, pelo impacto direto de suas ações para o bem-estar da humanidade.

Desde o início da pandemia de Covid19, mais de 4,8 milhões de pessoas faleceram. Nenhum país do mundo foi poupado.

Ao longo dos últimos 20 meses, diversas métricas foram importantes no acompanhamento da evolução dos números de casos e óbitos da pandemia, hospitalizados e imunizados. Mas, no final do dia, quando a mardita se tornar um evento histórico, a métrica relevante que importará será o excedente de óbitos.

No caso brasileiro, por exemplo, temos o seguinte gráfico, em que a faixa cinza se refere ao valor esperado de mortes ao longo das 52 semanas de um ano. É o intervalo entre os valores médios mínimo e máximo de óbitos ocorridos de 2015 a 2019.

A linha azul são as mortes em 2020, enquanto a linha roxa mostra as mortes em 2021, até a 19ª semana do ano. Até a semana nº 16 de 2020, a linha azul, que corresponde a 2020, se mantém dentro do limite dos valores esperados. A partir de abril, com o agravamento do número de casos de Covid19 no país, começa a ocorrer o excesso de mortes, no qual essa linha permanece praticamente todo o tempo acima dos valores esperados.

Pode-se colocar neste acumulado tanto as mortes diretas pela Covid19, como também as causadas por outras doenças que não tiveram atendimento adequado ou suficiente, devido à sobrecarga do sistema de saúde, ou pelo fato de as pessoas procurarem menos os serviços de saúde por outros motivos neste período. São impactos indiretos, relacionados à pandemia e sua gestão. Em resumo, trata-se de uma medida global do efeito da pandemia no nosso país.

Se considerarmos o período de janeiro a abril de 2021, o excedente de óbitos é de mais de 60%.  O quadro começou a mudar a partir do início da vacinação no país e o tempo necessário para o efeito consolidado da imunização completa. Note-se que, após o pico de mais de 80% em abril, iniciou-se uma curva de queda consistente e sustentável no excedente de óbitos a cada semana, como resultado direto do número cada vez maior de pessoas vacinadas no país.

Este mesmo padrão se repete em todos os países do mundo que implantaram uma eficiente campanha de vacinação. A epidemia está sendo vencida graças às vacinas.

Inacreditavelmente, muitas pessoas estão esquecendo ou não dando o devido crédito a esta extraordinária conquista científica que foi a descoberta, desenvolvimento, testagem, produção e distribuição em escala global de bilhões de doses de imunizantes inéditos em um período de tempo recorde, de poucos meses, e com grande parte do mundo “fechado”, devido às quarentenas e lockdowns necessários para o controle da pandemia.

A criação de vacinas eficientes contra a pandemia de Covid19 é a maior obra científica do século XXI e responsável por salvar a vida de milhões de pessoas de todas as nacionalidades, raças, religiões, orientações sexual, gêneros e idade de todo o mundo

A comparação entre a curva decrescente nos números de óbitos diários ao longo de 2021, com a curva ascendente do total de pessoas completamente imunizadas ao longo do mesmo período de tempo, mostra o papel fundamental da vacinação no fato de finalmente estarmos ganhando a maior guerra da nossa geração.

Na minha opinião, os merecedores do Prêmio Nobel da Paz de 2021 são os laboratórios e instituições que criaram estas vacinas, independente da tecnologia utilizada ou do percentual de eficácia de seu produto.

All Lives Matter

Assim a lista de vencedores a dividir a premiação é:

  • AstraZeneca
  • Bharat Biotech
  • BioNTech
  • Curevac
  • Janssen
  • Moderna
  • Novavax
  • Pfizer
  • Sinovac
  • Sputnik V (Gamaleya)

Segunda, dia 11,
Economia:
OUR WORLD IN DATA

Economia é a ciência que estuda a administração dos recursos escassos devido a impossibilidade de se produzir bens e serviços em quantidades ilimitadas e sua relação para satisfazer às necessidades humanas permanentemente ampliadas. Este fato também é conhecido como lei da escassez.

É uma premiação que possui uma relação intrínseca com a matemática, apesar de que a Medalha Fields (prêmio concedido a matemáticos de até 40 anos de idade) e o Prêmio Abel (sem restrição de idade, leva em conta o conjunto da obra) sejam considerados os “Prêmio Nobel dos matemáticos”.

2020 foi o ano que o Destino mostrou mais publicamente a importância da matemática, ao quantificar e organizar o Big Data da pandemia, proporcionando a análise, diagnóstico, planejamento e ação. Graças à interpretação dos números foi possível aplicar a definição de economia descrita acima, ao administrar, conforme cada país, estado e cidade, a oferta dos recursos escassos, como leitos, equipamentos, profissionais de saúde e vacinas, para a demanda das necessidades humanas diariamente ampliadas, com as ondas da pandemia que implicavam em crescimento exponencial no número de casos de contaminados.

Para resolver esta necessidade emergencial, o site Our World in Data foi a instituição que melhor representou esta dinâmica da Economia aplicada a uma situação excepcional específica.

Acompanhe os próximos capítulos …

A partir de 4 de outubro, publicarei atualizações diárias deste post, com os anúncios dos vencedores nas 6 categorias.

Se você desejar receber notificações destas atualizações , assim como de novas publicações do Papo de Boteco, por favor nos informe seu e-mail abaixo.

Nobel de Medicina 2021:
DAVID JULIUS / ARDEM PATAPOUTIAN

O cientista americano David Julius e o americano de origem libanesa e armênia Ardem Patapoutian foram anunciados hoje como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina de 2021 “por suas descobertas de receptores para temperatura e tato“, anunciou o júri

Patapoutian, biólogo molecular armênio-americano, identificou o sensor proteico que permite ao ser humano sentir dor, temperatura e pressão. Enquanto Julius, neurocientista americano, descobriu o gene que codifica o sensor de temperatura.

“Essas descobertas revolucionárias identificaram elos essenciais que faltavam em nossa compreensão entre como nosso sistema nervoso sente o calor, o frio e os estímulos mecânicos e sua complexa interação com o meio ambiente”
“Este conhecimento está sendo usado para desenvolver tratamentos para uma ampla gama de condições de doença, incluindo dor crônica.”

Trecho de comunicado do comitê do Nobel na divulgação do Nobel de Medicina
Em pleno ano de pandemia da Covid19, 
o Nobel preferiu premiar o trabalho de 2 cientistas sobre …. 
Receptores de temperatura e tato  ?!
WTF …

Nobel de Física 2021:
KLAUS HASSELMANN / GIORGIO PARISI / SYUKURO MANABE

Os ganhadores do prêmio Nobel em Física 2021 são o alemão Klaus Hasselmann, o americano Syukuro Manabe, e o italiano Giorgio Parisi, por suas contribuições à teoria de sistemas complexos, relevantes para o estudo do clima no planeta.

Manabe e Hasselmann, por modelarem o clima e fazerem predições sobre o aquecimento global e Parisi, que revelou padrões ocultos em materiais complexos desordenados, das escalas atômica à planetária.

“Muitas pessoas pensam que a física lida com fenômenos simples, como a órbita perfeitamente elíptica da Terra ao redor do Sol ou átomos em estruturas cristalinas”
“Mas a física é muito mais que isso. Uma das tarefas básicas da física é usar teorias básicas da matéria para explicar fenômenos e processos complexos, como o comportamento de materiais e qual é o desenvolvimento no clima da Terra.
Isso exige intuição profunda por quais estruturas e quais progressões são essenciais, e também engenhosidade matemática para desenvolver os modelos e as teorias que as descrevem, coisas em que os laureados deste ano são poderosos.”

Thors Hans Hansson, comitê de escolha do Nobel, na coletiva que apresentou a escolha.
Ainda não foi desta vez que o Nobel premiou a criação da internet. Fica pra próxima Tim ... 
Destacar trabalhos que reforçam a teoria do aquecimento global não deixa de ser marcar posição politicamente ...

Nobel de Química 2021:
BENJAMIN LIST / DAVID MacMILLAN

O alemão Benjamin List, do Instituto Max Planck para Pesquisas com Carvão (WTF?!) e o escocês David MacMillan , da Universidade de Princeton, são os vencedores do Prêmio Nobel de Química de 2021 pelo desenvolvimento da organocatálise assimétrica, uma nova ferramenta de construção de moléculas.

O júri justificou que isso proporcionou impacto positivo na pesquisa de novos produtos farmacêuticos e tornou a química mais “verde”, mais amigável ambientalmente. Por muito tempo, cientistas acreditaram que havia apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. List e MacMillan desenvolveram um terceiro tipo de catalisador – a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas. Essas moléculas tornaram as reações mais rápidas, eficientes e com menor impacto ambiental. A ferramenta também tornou muito mais fácil produzir moléculas assimétricas.

“A organocatálise se desenvolveu a uma velocidade surpreendente desde 2000. Benjamin List e David MacMillan permanecem líderes no campo e demonstraram que catalisadores orgânicos podem ser usados para impulsionar inúmeras reações químicas. Usando essas reações, os pesquisadores agora podem construir de forma mais eficiente qualquer coisa, desde novos produtos farmacêuticos até moléculas que podem capturar luz em células solares. Desta forma, os organocatalisadores estão trazendo o maior benefício para a humanidade.”

nota divulgada pela Academia Real das Ciências da Suécia, que apresentou a escolha.

Eu torcia para a húngara Katalin Karikó, pelo desenvolvimento da tecnologia de uso do RNA-m. Mas, pelas reações de cientistas da área, parece que esta escolha foi muito justa: "... é uma quebra de paradigma, uma grande transformação, porque até o ano 2000, ninguém nunca tinha conseguido fazer uma reação desse tipo utilizando o apenas uma molécula orgânica como um catalisador ... é  um prêmio fantástico. Talvez uma das áreas mais importantes da química que, até hoje, não tinha sido reconhecida por um prêmio tão importante. " 

Nobel de Literatura 2021:
ABDULRAZAK GURHNAH

O romancista tanzaniano Abdulrazak Gurnah, nascido na ilha de Zanzibar,  e radicado no Reino Unido desde os 18 anos, devido à perseguição após um conflito armado à minoria árabe a qual ele pertence, venceu o prêmio Nobel de Literatura deste ano por sua rigorosa e compassiva investigação sobre os efeitos do colonialismo e os destinos dos refugiados no golfo Pérsico, entre culturas e continentes.

Apesar de se notabilizar entre os autores da literatura pós-colonial a escolha de Gurnah foi uma surpresa para todas as bolsas de aposta . Nenhum dos livros do autor, escritos em inglês com traços de suaíli, árabe e hindi, foi traduzido no Brasil.

O fato de ser negro deve acalmar o mimimi de quem considera a premiação racista, já que, em 120 anos, apenas outras 3 pessoas negras venceram o Nobel de literatura mas, como ele é radicado na Inglaterra, continuará o mimimi contra o eurocentrismo e anglofilia, já que 9 dos 10 últimos premiados vieram da América do Norte ou Europa…

“Sua saída precoce do país explica o papel central do exílio em todos os seus trabalhos, mas também sua falta de nostalgia pela África pré-colonial”.
“Os personagens itinerantes de Gurnah, na Inglaterra ou no continente africano, se encontram entre a vida deixada para trás e a vida que vem adiante”.
“Enfrentando o racismo e o preconceito, mas também se impelindo a silenciar a verdade ou reinventar suas biografias para evitar conflito com a realidade.”

nota divulgada pelo comitê do Nobel.

Uma enquete no próprio Twitter oficial do prêmio Nobel, neste instante com mais de 6 mil respostas,  aponta que 93% nunca leram nenhuma obra do vencedor.
Isso vêm de encontro, na minha opinião, à frase de abertura deste post, do Nobel ter se tornado Overrated. Em categorias como Literatura, ou está desconectado com a realidade, ou mais preocupado em fazer escolhas de vencedores  lastreadas em seu posicionamento político.

Nobel da Paz 2021:
MARIA RESSA / DIMITRI MURATOV

A jornalista filipina Maria Ressa e o russo Dmitri Muratov são os vencedores do prêmio Nobel da Paz de 2021 por “seus esforços pela liberdade de expressão, condição fundamental para a democracia e paz duradoura“.

Liberdade de imprensa é a capacidade de questionar a autoridade! 

Maria Ressa é fundadora da Rappler, empresa de jornalismo investigativo, que expõe o abuso de poder, violência e autoritarismo, em nome da guerra às drogas nas Filipinas. Se tornou alvo do governo, após uma série de reportagens sobre como o presidente e seus aliados usaram contas falsas em mídias sociais para disparar mensagens de fake news em massa e manipular a opinião pública. Ela atribui os problemas atuais não só ao presidente mas também às empresas de tecnologia, especialmente o Facebook, cuja rede social é usada por 97% dos filipinos, na divulgação de desinformação e minar a confiança das pessoas nos fatos.

Dmitri Muratov é editor-chefe último jornal impresso independente da Rússia, o Novaia Gazeta .  O jornal sobrevive no ambiente de repressão às atividade jornalística do governo Putin, e há uma curiosidade histórica: os primeiros computadores do jornal foram doados por Mikhail Gorbatchov, que detém 10% de açnoes da empresa, com o dinheiro que recebeu pelo Prêmio Nobel da Paz de 1990 .

“São representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”
O jornalismo gratuito, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra. O comitê norueguês do Nobel está convencido de que a liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público informado.
O prêmio visa sublinhar a importância de proteger e defender estes direitos fundamentais”

nota divulgada pelo comitê do Nobel.

Foi uma escolha política do comitê norueguês, marcando posição contra líderes populistas e ditadores  que tratam a imprensa como inimiga e abusam de divulgação em massa de fake news em canais próprios nas redes sociais e promovem repressão governamental de liberdade de expressão.
Escolha com louvável boa intenção. 
Mas, o principal mérito é não ter sido a Greta Thunberg a vencedora...

segunda-feira, 11 de outubro, publicarei a última atualização deste post com o anúncio oficial do vencedor do Nobel de Economia.

Gui

Sou o Gui. Fiz arquitetura, pós em marketing, MBA em comércio eletrônico. Desde criança , quando adorava ler Julio Verne, eu gosto de explorar, descobrir novidades. Aqui no Papodeboteco vou conversar contigo sobre descobrir como podemos explorar nosso tempo livre.

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Só não ficou legal colocar na conta da pandemia as mortes por outras enfermidades, não existem dados para Isto, somente suposição do autor.

    1. Obrigado pelo feedback, Amauri. OS numeros de obitos que citei no texto foram os oficiais atribuidos à pandemia no mundo, de 4.8 mi, e o “excedente de obitos” brasileiro. Neste conceito de “excedente” realmente não leva em conta a causa mortis, mas considerando-se que o unico evento extraordinario que ocorre no pais desde o ano passado é a doença, na minha opinião considero válido atribuir este incremento à doença, seja direta ou indiretamente, como citado.
      Espero ter esclarecido meu ponto de vista e continue nos prestigiando com sua leitura e, principalmente, com suas opiniões. Abraço!

  2. Só discordo quanto aos laboratórios, que receberam uma chance de ouro para impulsionar projetos que tivessem o mundo todo como cobaias. O prêmio da Paz iria, no meu entendimento, para quem tivesse coragem de implodir o sistema econômico que impediu que “lockdowns” fossem realizados de forma consciente mundo afora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:
Send this to a friend