Esporte

Qual o maior clássico do futebol brasileiro?

Fim de semana de GreNal e de clássico Vovô no Rio de Janeiro, há como elegermos a maior rivalidade no futebol brasileiro?

Desde que me entendo por gente, e passei a amar o futebol no final dos anos 70, sempre ouvi sobre as grandes rivalidades do futebol, desde a local Anápolis (Galo) x Anapolina (Xata), da minha cidade natal Anápolis – GO, até grandes clássicos nacionais, como Corinthians x Palmeiras, o Derby Paulista.

Antes de tentar descobrir qual o maior de todos os clássicos, pergunto se é possível existir tanta rivalidade e tantos times envolvidos? Num país continental como o nosso, entendo que sim, e explico os porquês das rivalidades serem muitas, mas estarem diminuindo e de inúmeros times estarem perdendo sua importância:

– Os campeonatos estaduais eram, até meados dos anos 80, tão ou mais importantes que as competições nacionais, alimentando os clássicos locais e regionais.

– O antigo Brasileirão, que recebeu diversos nomes como Taça de Ouro, Nacional, Campeonato Brasileiro, era realizado por fases e por times de todos os estados, chegando a ter quase 100 times no Nacional de 1979. Isso elevava a importância do estadual para os times hoje ditos grandes, pois o enfrentamento do clássico geralmente ocorria somente no estadual.

– Com a gradual elitização do Brasileirão e perda de importância dos estaduais, foi natural que as rivalidades regionais diminuíssem, e que times fossem perdendo sua importância no cenário nacional, principalmente do nordeste e norte do país, exceto os grandes que se mantiveram na elite, hoje Série A.

Algumas tentativas de torneios regionais foram feitas, e a mais bem-sucedida é a Copa do Nordeste, que vem causando uma reação positiva dos times nordestinos, e refletindo nos resultados das competições nacionais.

Todo esse processo desembocou no que hoje são estaduais muito esvaziados e Brasileirão elitizado com 20 times na série A, com menos de 10 efetivamente disputando o título, mas isso é outra história, vamos às rivalidades regionais:

No Rio, Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo possuem torcidas nacionais. Muito maiores no resto do país do que no próprio estado do Rio. Essas rivalidades se mantém muito pelo tamanho das torcidas do que pelo desempenho recente, principalmente de Vasco, Fluminense e Botafogo.

Não há como dizer que Fla-Flu é o maior clássico do Rio e desprezar o Clássico dos Milhões, Vasco e Flamengo. Os quatro grandes do Rio têm rica história de glórias e de títulos heroicos de um em cima do outro.

Em São Paulo, os quatro grandes se mantém no topo há anos e suas torcidas só aumentam no resto do país, e consequentemente, a rivalidade. Do mesmo modo que no Rio, não podemos eleger o Derby Paulista como o maior clássico de São Paulo, e fechar os olhos para o Clássico Majestoso ou para o Clássico Alvinegro.

Em Minas Gerais, o clássico mineiro não fica sozinho na vitrine, pois o América – MG sempre apronta, e, à despeito de ter menos relevância, vira e mexe conquista algum título mineiro ou consegue acesso à Série A, tirando o foco nos gigantes Galo e Raposa.

Na mesma toada, no Paraná, em Goiás, Santa Catarina, Pernambuco e Ceará (apesar do Ferroviário estar um degrau abaixo hoje em dia) possuem mais de dois rivais disputando a preferência pelo maior clássico do estado ou da região.

Na Bahia, podemos sim, dizer que é uma rivalidade enorme, e um clássico respeitado nacionalmente. Bahia e Vitória o Ba-Vi é sempre uma emoção à parte.

No Pará Remo e Paysandu dão as cartas, e eu, que já passei pelo estado à trabalho por três meses, justamente na época em que o Papão (Paysandu) estava na Série A, pude ver o tamanho da paixão dos paraenses pelo futebol, e uma rivalidade enorme regional.

Mas de todos os clássicos, o GreNal, entendo ser o grande clássico do futebol brasileiro.

São os grandes representantes de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, sem rivais à altura, e possuem torcidas nacionais. Detentores de títulos regionais, nacionais, sul americanos e mundiais. História centenária do clássico. Rivalidade indescritível. Confusões não menos marcantes.

Quando o futebol era muito mais acompanhado pelo rádio do que pela TV, Grêmio e Inter eram colocados de lado, pois as redes nacionais de rádio transmitiam jogos do Rio ou de São Paulo, e as rádios locais transmitiam os jogos do estado de origem. Mesmo com a massificação dos campeonatos nas TVs, a preferência Global sempre foi de um time do Rio ou de São Paulo. E toda essa parcialidade não impediu que tanto Inter, quanto Grêmio, crescessem sua torcida nacionalmente, aumentassem sua importância, e conquistassem seus inúmeros títulos.

Hoje, o GreNal é visto com respeito e admiração por torcedores de todos os times do Brasil.

É claro que para não perdermos a piada mesmo que percamos os amigos, num linguajar meio “papo de boteco”, temos que lembrar que o lema do clássico é:

“ da gengiva para baixo é canela! ”.

Mas de vez em quando, algumas tretas? Gostamos!

Abaixo, alguns dos nomes dados aos grandes clássicos do futebol brasileiro:

Vasco x Flamengo – Clássico dos Milhões

Flamengo x Fluminense – Fla-Flu

Botafogo x Fluminense – Clássico Vovô

Fluminense x Vasco – Clássico dos Gigantes

Botafogo x Flamengo – Clássico da Rivalidade

Botafogo x Vasco – Clássico da Amizade

Corinthians x Palmeiras – Derby Paulista

Santos x São Paulo – San-São

Corinthians x São Paulo – Clássico Majestoso

Palmeiras x São Paulo – Choque Rei

Corinthians x Santos – Clássico Alvinegro

Palmeiras x Santos – Clássico da Saudade

Atlético x Cruzeiro – Clássico Mineiro

Atlético x América – Clássico das Multidões de BH

América x Cruzeiro – Coelho x Raposa

Rio Branco – ES x Desportiva – Clássico dos Gigantes

Athlético x Coritiba – Atletiba

Coritiba x Paraná – Paratiba

 Athlético x Paraná – Paratico

Grêmio x Internacional – GreNal

Avaí x Figueirense – Clássico de Florianópolis

Bahia x Vitória – Ba-Vi

Sergipe x Confiança – Derby Sergipano

CSA x CRB – Clássico das Multidões Alagoano

Náutico x Sport – Clássico dos Clássicos

Náutico x Santa Cruz – Clássico das Emoções

Santa Cruz x Sport – Clássico das Multidões de Recife

ABC x América – Clássico Rei de Natal

Botafogo x Treze – Clássico Tradição

Treze x Campinense – Clássico dos Maiorais

Botafogo x Campinense – Clássico Emoção

Ceará x Fortaleza – Clássico Rei

Sampaio Corrêa x Moto Club – Super Clássico

River- PI x Flamengo – PI – Clássico Rivengo

Remo x Paysandu – RePa

Goiás x Vila Nova – Derby do Cerrado

Goiás x Atlético – GO – Clássico do Equilíbrio

Gama x Brasiliense – Clássico Verde Amarelo

Comercial – MS x Operário – MS – Comerário

Mixto – MT x Operário – MT – Clássico dos Milhões

Palmas – TO x Gurupi – Palmas vs Gurupi

Rio Negro x Nacional – AM – RioNal

Rondoniense – RO x Genus – RondoGenus

Plácido de Castro x Galvez – Clássico da Revolução

Baré – RR x Atlético Roraima – Clássico Bareima

Ypiranga – AP x TREM – Clássico TREMY

Vinícius Perilo

Vinícius Perilo, 47 anos, é engenheiro civil apaixonado por todos os esportes. Tudo começou no Ursinho Misha em Moscou 80, e, a partir daí, acompanhando ídolos como Oscar, Hortência, Bernard, Jacqueline, Ricardo Prado, Joaquim Cruz. Ama futebol como todo brasileiro, faz parte da geração que chorou de tristeza a derrota de 82 e de alegria com o Tetra em 94. Realizou um sonho de criança e conduziu a Tocha Olímpica para a Rio 16. Ainda acredita no Brasil olímpico.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Send this to a friend