Vinhos e Gastronomia

A Confraria das Meninas e a Noite de “Cabernet Franc”

Já comentei com vocês aqui no PDB que tenho uma confraria de vinhos e que mensalmente nos reunimos para degustarmos e experimentarmos rótulos trazidos por cada confreira. Nessa ocasião, além de planejarmos com antecedências quais serão os vinhos e as harmonizações, os estudamos e os analisamos pormenorizadamente. Esses momentos são regados a boa conversa, risadas fartas e vinhos, que aqui levamos a sério.

Fizemos em junho uma confraria onde os vinhos degustados foram elaborados com a uva “Cabernet Franc”, originária da França, que rende vinhos encorpados, tânicos, com nuances apimentadas e aromas frutados e especiados.

A harmonização ficou por conta de uma costela suína ao barbecue e batatas assadas com queijo cheddar e bacon. Ficou divino e combinou muito com a proposta dos vinhos tintos degustados naquela noite.

Vejamos cada um deles:

– BenMarco Cabernet Franc 2017″

O primeiro vinho da confraria foi o “BenMarco Cabernet Franc 2017”, da vinícola consagrada @susanabalbowines, que produz vinhos orgânicos e é uma das mais badaladas da região de Mendoza (Argentina).

Tinha muita curiosidade em experimentar esse vinho.  Confesso que fiquei alegre quando vi que uma colega iria trazê-lo. Eu já conheço vários vinhos dessa bodega e nunca tomei nenhum que não curtisse.

  • Nossas impressões (trago o veredito das participantes da Confraria das Meninas -Palmas): 

🍷 Cor púrpura violáceo intenso;

👃 Aromas de pimenta rosa, pimentões assados e minerais;

👄 No palato se apresenta intenso, com notas frutadas e minerais, taninos macios e aveludados, acidez e álcool integrados, médio corpo. Equilibrado, elegante, com personalidade! 

–  Harmonizou com costela suína ao barbecue e batatas rústicas, mas vai bem com carnes vermelhas, massa ao molho vermelho e queijos duros.️

–  Vinícola @susanabalbowines;  

–  Serviço: 16 a 18 graus; 

– Preço: R$ 204,00 (na época da degustação)

–  Comprado na @adegabartolomeu de Goiânia, que também vende on line pelo site (já comprei e recomendo). Facilmente encontrado em sites na internet e em boas casas de vinhos.

“Luiz Argenta Clássico 2017 Cabernet Franc”

Esse vinho brasileiro fez bonito na confraria e fiquei muito feliz em apresentá-lo naquela noite. Eu queria muito trazer à mesa um vinho brasileiro, que tivesse muita qualidade e que conseguisse competir em pé de igualmente com os demais que as colegas iriam apresentar. Creio ter conseguido, porque valeu a pena conhecê-lo.

  •  Nossas impressões:

🍷Cor púrpura intenso; 

👃 Aromas de pimenta do reino, frutas do bosque e especiarias! 

👄 À boca ele se mostrou estruturado, equilibrado, com taninos macios, acidez e álcool integrados. Um vinho descomplicado e fácil de beber! 

–  Harmonização: aqui harmonizou com uma costela suína ao barbecue assada no bafo por 2 e 1/2 horas e batatas ao murro com bacon! O produtor indica harmonizar com carnes vermelhas, massas com molhos vermelhos e picantes e queijos. 

– Estagiou 9 meses em barril de carvalho francês; 

–  Serviço: 16 a 18 graus; 

–  Teor alcoólico: 12,8%

– Paguei R$ 129.00  em média (no mês de junho-2021).

– “Lhama 2017 Cabernet Franc Old Wine

Esse vinho pontuado (91 pontos James Suckling) fez bonito na noite de “Cabernet Franc” com suas notas picantes e frescas e nuances de coco. Novamente um vinho argentino para animar a noite.

Eu confesso que fiquei muito fã desse vinho, talvez um dos melhores da noite. Explico: esse vinho tem uma nota de coco tanto no aroma quanto no palato que é impecável.  Na boca ele traz muito frescor, com picância, taninos presentes e maduros, mas equilibrado e elegante.

  •  Nossas impressões:

🍷 Cor vermelho púrpura;

👃 Aroma: coco, frutas vermelhas e leve picância;

👄 No palato possui taninos domados, ótima acidez, delicado, sutil, elegante, o mais leve da noite, mas que traz um frescor sem igual.

Vinho fácil de beber, totalmente descomplicado.

Para quem quer iniciar no mundo do vinho ou que ainda não conhece essa uva “Cabernet Franc”, mas que quer ter a experiência sensorial de conhecê-la, sem correr o risco de se assustar com a presença intensa de taninos, esse é o vinho ideal. Ah, e esse rótulo com essa lhama é uma graça né?

“Perez Cruz Limited Edition 2016”

O último e não menos importante vinho da noite fechou nosso encontro com chave de ouro.

Sou fã dessa vinícola chilena, inclusive conheço e recomendo outros vinhos deles, dentre eles o elaborado com a uva “syrah”, que é magnífico!

  • Nossas impressões:

🍷A cor desse vinho é púrpura violáceo!
👃 Aromas de especiarias, frutas vermelhas e pimentões assados;
👄 Em boca ele possui médio corpo, taninos macios, equilíbrio no álcool e na acidez, final longo com leve nuance de pimentões e frutas vermelhas maceradas!

Minha impressão sobre esse vinho foi a que escrevi acima, mas divergi das minhas confreiras com relação ao pimentão assado, que elas não sentiram! Comentem abaixo se conhecem esse vinho e se sentiram essa nota pronunciada de pimentão assado! Quero saber se só eu a senti com tanta intensidade.

– Vinho Chileno cujo teor alcoólico é de 14%;

– Serviço: 16 a 18 graus;

– Safra: 2016;

– Vendido pela Grand Cru Oficial ou franquiadas;


É um ótimo vinho da uva “Cabernet Franc”, que sugiro conhecerem. Quando se fala de vinho é importante você definir os seus rótulos preferidos, suas uvas, terroir e regiões, mas o novo é o que me empolga nesse mundo! Me alegra imensamente degustar vinhos de uvas diferentes ou da mesma cepa, mas de regiões diferentes…

Que tal tentar fazer aí na sua casa uma confraria? Compre um vinho “Cabernet Franc” nacional e um chileno, por exemplo, convide amigos, namorado, marido, quem você quiser e faça análise desses vinhos, os aprecie, tente extrair nuances, aromas e sabores… Aposto que irá adorar, inclusive, com o tempo poderá ampliar suas confrarias fazendo análises de uvas por países ou de um mesmo vinho, elaborado com a mesma uva, mas de safras diferentes. Que tal?

O importante é celebrar e comemorar a vida, especialmente se for com vinho!

Saúde!

Aproveite e me siga em meu instawine @confraria_da_meyre_hellen, onde posto diariamente novidades sobre esse mundo perfeito e apaixonante, qual seja, o dos vinhos.

Meyre Hellen Mesquita Mendes

Meyre Hellen Mendes, graduada em direito e especialista em direito público, enófila totalmente apaixonada por vinhos e gastronomia. Autora do Instagram @confraria_da_meyre_hellen, confreira e precursora da “Confraria das Meninas – Palmas-TO”, onde degusta vinhos e os estuda, juntamente com suas confreiras, sempre harmonizando cada rótulo com pratos específicos. Cá estou para falar de vinhos e incentivar as pessoas a degustarem essa bebida milenar sempre harmonizando com combinações perfeitas, desde pratos simples à sofisticados, pois o que importa é beber e comer bem, devidamente acompanhado de um vinho, é claro. Atualmente cursando WSET 1 (em andamento).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Send this to a friend