Vinhos e Gastronomia

Você sabe o que são vinhos pontuados?

Assim como na gastronomia, cinema, teatro, TV, existem também diversos críticos independentes e publicações que avaliam um grande número de vinhos, sendo certo que a proposta é orientar o consumidor diante de tanta oferta existente em nosso planeta. Sim, tem muito vinho por aí, já sonhou em conhecer todos? Sonhar a gente sonha né? Quem nunca?


Atualmente, o esquema mais comum de pontuação é que atribui escala de 100 pontos, surgindo daí os vinhos pontuados. Tal nota funciona como termômetro para que o consumidor se situe diante do rótulo que deseja conhecer ou experimentar, contudo, é impossível se experimentar tudo, portanto, saiba que uma fração pequena de vinhos existentes no mercado são conhecidos pelos críticos, havendo muitos vinhos que sequer foram conhecidos e que podem ser ótimos.


Por fim, antes de descrever os principais críticos, eu acho importante mencionar que nem sempre o paladar do crítico é o mesmo que o seu; as vezes ele procura em certo vinho alguma nota que já imaginava existir porque foi elaborado com uva X ou que tenha certa acidez porque a uva colhida conta com Y terroir e diante de sua resposta (positiva ou negativa) ele atribui a nota ao vinho, mas nem sempre essa é a intenção do consumidor que experimenta, talvez ele não esteja preocupado com o terroir em que aquela uva foi cultivada, mas sim se a qualidade da bebida é positiva.


– Principais pontuadores da atualidade:
1- Wine Spectator (WS) – revista americana on line com equipe de degustadores que atuam anonimamente, sem assinar as resenhas e atribuem notas de 50 a 100. Cobra assinatura para consulta de dados.
2- Wine Avocate (RP): fundada pelo americano Robert Parker, este dá o seu aval em todas as resenhas publicadas. Nota de 50 a 100. Cobra assinatura.
3- Descorchados (DS): guia anual escrito pelo chileno Patrício Tapia, que analisa vinhos o Chile, Argentina e do Brasil.
4- The Wine Enthusiast: revista que avalia os vinhos com base em degustações de editores ou parceiros, sendo que todas elas são feitas às cegas. O preço não é considerado na pontuação do vinho e somente os que alcançam acima de 80 pontos são publicados.

5- Wine & Spirits – todas as avaliações são feitas às cegas, sem exceção. O processo acontece em dois passos e as análises são feitas por vários críticos, que pontuam e avaliam os vinhos sob sua ótica.
6- James Suckling – redator de vinhos, crítico e ex editor da Wine Spectator. Avalia vinhos, posta vídeos, e somente publica os vinhos que alcançam  90 pontos ou mais. Os vinhos são degustados às cegas e na avaliação consta a possibilidade de bebê-lo na hora ou se possui potencial de guarda.
7- Luca Maroni – sua pontuação máxima é 99 pontos porque para ele é impossível alcançar 100 pontos, não existe vinho perfeito. Analisa a consistência, equilíbrio e integralidade do gosto e aroma.

Citei algumas revistas e críticos, mas existem vários e cada um possui seu método especifico.

Ah, e alguns sites, tais como Mistral Vinhos, Decanter, Grandcru, dentre outos deixam a opção de comprar por vinhos pontuados ou premiados, o que facilita sua escolha, caso queira adquirir um vinho pontuado.

Gostaram das explicações? E você, leva em conta a pontuação do vinho? Curte alguns desses críticos? Eu, particularmente, costumo considerar muito um vinho quando é pontuado, principalmente com nota superior a 90 pontos RP, JS ou Descorchados!

OBS: Enquanto escrevia este post degustava um vinho pontuado, o “Garzon Tannat Reserva 2018”, que ganhou 93 pontos Descorchados, 90 pontos WE Wine Enthusiast, e 90 pontos Decanter.

No meu instawine @confraria_da_meyre_hellen já citei diversos vinhos pontuados que degustamos e sempre adiciono informações. Se gosta de vinhos e harmonizações, segue meu instagram @confraria_da_meyre_hellen, lá produzo muito material interessante sobre esse mundo surpreendente dos vinhos! Aguardo você lá!

Meyre Hellen Mesquita Mendes

Meyre Hellen Mendes, graduada em direito e especialista em direito público, enófila totalmente apaixonada por vinhos e gastronomia. Autora do Instagram @confraria_da_meyre_hellen, confreira e precursora da “Confraria das Meninas – Palmas-TO”, onde degusta vinhos e os estuda, juntamente com suas confreiras, sempre harmonizando cada rótulo com pratos específicos. Cá estou para falar de vinhos e incentivar as pessoas a degustarem essa bebida milenar sempre harmonizando com combinações perfeitas, desde pratos simples à sofisticados, pois o que importa é beber e comer bem, devidamente acompanhado de um vinho, é claro. Atualmente cursando WSET 1 (em andamento).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Send this to a friend