Atualidades

A paciência

O advento da pandemia varreu do mapa muitas “construções” de uma vida, postergou sonhos, multiplicou os níveis de incerteza no cotidiano de um contingente enorme de pessoas e hoje, quase 16 meses após sua eclosão, ainda estamos em uma espécie de compasso de espera.

Isso sem contar o acirramento da polarização política, que transforma o debate em manifestações de amor e ódio, com gente se agrupando nas bolhas de sua preferência, ignorando solenemente a racionalidade e a boa educação.

Some-se a isso os eventos de doença na família, com óbitos ou situações gravíssimas, proporcionados pela maldita, que trouxe o luto e dor a milhões mundo afora, de maneira inesperada. Difícil não conhecer na data de hoje alguém que não tenha sido impactado.

Misture nessa panela as agruras usuais na rotina individual, que podem ter se tornado mais agudas por efeito indireto da covid, e teremos um convite a crises de ansiedade. São tempos dificílimos, que requerem uma resiliência muito acima do que praticávamos. Sabemos que não há mal que dure para sempre e que tudo passa, mas o enfrentamento dessa realidade frequentemente é exaustivo.

A paciência é uma das virtudes mais valorizadas do momento. Jamais precisamos tanto dela na história recente da humanidade. É como se estivéssemos no meio de um congestionamento gigantesco, sem previsão de saída. A vontade é de gritar, xingar, mas isso não resolverá. O jeito é respirar fundo…

Separei uma coletânea de dez frases sobre a virtude da hora. Que ela esteja conosco.

“A paciência é amarga, mas seu fruto é doce”;

“Seja forte o suficiente para abrir mão do que não lhe serve mais e paciente para esperar por aquilo que for do seu merecimento”;

“A paciência é a chave para todos os problemas que não dependem de você”;

“Por vezes oramos e não ouvimos qualquer resposta, mas é através da paciência e persistência que Deus vê nossa fé”;

“A dor faz você mais forte, o medo faz você mais corajoso, a paciência faz você mais sábio”;

“Boas coisas acontecem com aqueles que sabem esperar”;

“Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento (Isaac Newton)”;

“Tenho paciência e penso: todo mal traz consigo algo bom (Beethoven)”;

“Talento é paciência sem fim”;

“Se não for hoje, amanhã será. Se não for amanhã, um dia há de ser. A paciência é uma das maiores virtudes do ser humano, tenha calma e espere a sua vez de vencer. O mundo dá voltas. Aqui você cai, logo ali se levanta (Willian Shakeaspere)”.

Victor Loyola

Victor Loyola, engenheiro eletrônico que faz carreira no mercado financeiro, e que desde 2012 alimenta seu blog com textos sobre os mais diversos assuntos, agora incluído sob a plataforma do Boteco, cuja missão é disseminar boa leitura, tanto como informação, quanto opinião.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto:
Send this to a friend