Vinhos e Gastronomia

Dia dos Namorados e Vinhos

O prato e o vinho: dicas para acertar e impressionar em seu jantar romântico!

Dia dos namorados chegando e não dá para passar em branco, não é? Você já pensou nos “comes e bebes”? Se é do time que gosta de organizar tudo com antecedência, certamente já analisou o cardápio, os vinhos, e ambientação, mas se deixa tudo para a última hora, vou lhe trazer algumas sugestões de cardápio e vinhos, inclusive pratos que se encontram através do sistema delivery! 

Ah, se caso queira sair para jantar em um local especial, tente não esquecer de reservar, já que, com a pandemia, esses espaços costumam estar com capacidade reduzida. 

Algumas sugestões de pratos e harmonizações:

Massas e vinhos: o importante na hora de harmonizar vinho e massa é analisar o molho! Sugiro uma tábua de frios de entrada com queijos duros se for servir vinho tinto ou queijos mole para brancos! Se o molho da massa for vermelho, sugiro um vinho tinto elaborados com uvas pinot noir, merlot, gamay ou um bom italiano chianti (sangiovese). Caso opte por uma massa feita com molho branco com queijos, prefira um vinho branco, que harmonizará bem, contudo, para ficar perfeito, necessário pontuar o estilo de molho branco que fará, mas tenha em mente que seu mundo girará em torno de sauvignon blanc, torrontés, chardonnay, pinot grigio! Lógico que o que vale é o vinho que você gosta, então tudo é questão de bom senso, se curte massa ao molho branco com vinho tinto, tente optar por vinhos leves ou médio corpo.

Hambúrguer ou kaftas recheadas– fácil eih? Vá de cabernet sauvignon, malbec, tannat, shiraz ou outro vinho encorpado!

(Crédito foto acima: Pinterest Guia dos Solteiros)

Comida japonesa ou oriental- vinho branco, rosés ou espumantes, dentre eles os elaborados com as uvas peverella, riesling, sauvignon blanc, torrontés, arinto, pinot noir rosé, malbec rosé. 

– peixes e frutos do mar: vinhos brancos, rosés e até um bom espumante, por que não? A escolha dependerá do peixe escolhido e do molho! Já vi harmonizar um salmão ao molho de gorgonzola com Pinot Noir e ficou muito bom, então, caso queira um prato especial e opte por um tinto, pense que “menos é mais” e opte por um tinto leve. Na foto harmonizei um camarão na moranga com um espumante brut argentino e ficou sensacional, super recomendo.

bacalhau: vinho branco português super combina! Em Portugal quando você pergunta ao sommélier que vinho tomar com bacalhau ele lhe avisa que “bacalhau” é “bacalhau” e servem tanto com vinho branco ou tinto, novamente a depender de como o prato é elaborado, tempo de cocção, acompanhamentos, dentre outros. Já harmonizei um bacalhau ao molho de milho e queijos com um vinho tinto Esporão Pé Tinto e adorei. Harmonizei recentemente um bacalhau com legumes e ovos escaldado no leite e assado no azeite de ervas (foto acima) com um vinho branco português e ficou sensacional. Repito: a perfeição para você vai depender do seu estilo pessoal e do modo como você curte a receita do seu bacalhau.

carnes vermelhas – vinho tinto encorpado (malbec, cabernet sauvignon, tannat) casam bem, mas outros, a depender do prato, também harmonizam  perfeitamente, tais como um Carménère para uma alcatra assada ao molho de laranjas, um tinto Bordeaux para um filé a poivre, dentre outros. 

sobremesas – harmonizam bem com um vinho do porto ou um sauternes ou um vinho de colheita tardia, a depender, novamente, do doce escolhido. Se for um pudim de leite condensado ou um créme brulée  se jogue no sauternes. Caso opte por sobremesas à base de chocolate, escolha um bom vinho do porto red, tawny ou vintage.

O importante é comemorar o amor e que seja com um vinho muito especial!!! ️

  • Abaixo, algumas dicas de vinhos de ótimo custo benefício:
  1. Circus Pinot Noir 2018 – importado por Grand Cru Vinhos;
  2. Tosca Chianti 2016 – importado por Zahil;
  3. Catena Malbec Rosé 2020″ – importado por Mistral Vinhos;
  4. Cão Perdigueiro Peverella 2020 – representado pela @saladovinho e @caoperdigueiro;
  5. Kaiken Ultra Malbec 2018, importado pela Qualimpor;
  6. Mirandelle de L Lurton 2017, importado pela Grand Cru;
  7. Barone Montalto Passivento Rosso Terre Siciliano 2019, importado pela Grand Cru;
  8. Victoria Geisse Extra Brut Vintage da @familiageisse;
  9. Robert Mondavi Private Selection 2015, fácil de encontrar e extremamente bom e de preço acessível;
  10. Porto Taylors Fine Towny Port, importado pela Mistral Vinhos.

Obs: Não sou Sommelier. Não sou enóloga. Estou indicando pratos que já experimentei com esses vinhos e baseio esse post nos meus estudos e vivências sobre vinhos. Atualmente cursando WSET 1 (Wine & Spirit Education Trust).

Se quiser saber mais sobre o mundo magnífico dos vinhos, corre lá no Instagram e nos siga no @confraria_da_meyre_hellen! Te espero cá e lá!

Meyre Hellen Mesquita Mendes

Meyre Hellen Mendes, graduada em direito e especialista em direito público, enófila totalmente apaixonada por vinhos e gastronomia. Autora do Instagram @confraria_da_meyre_hellen, confreira e precursora da “Confraria das Meninas – Palmas-TO”, onde degusta vinhos e os estuda, juntamente com suas confreiras, sempre harmonizando cada rótulo com pratos específicos. Cá estou para falar de vinhos e incentivar as pessoas a degustarem essa bebida milenar sempre harmonizando com combinações perfeitas, desde pratos simples à sofisticados, pois o que importa é beber e comer bem, devidamente acompanhado de um vinho, é claro. Atualmente cursando WSET 1 (em andamento).

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Send this to a friend