Vinho do porto para o doce Dia das Mães

Hoje é minha estreia aqui no Papo de Boteco e tenho a honra de escrever nesse dia tão especial, o Dia das Mães, que escrevo com letra maiúscula por respeito ao “cargo” que esse anjo desempenha na terra. Mãe se educa para educar e jamais se cansa de lutar, por isso sempre disse à minha mãe e hoje digo ao meu filho: “juntos somos fortes”.

Para comemorar essa data tão especial, e ela precisa ser comemorada com doces, festas, abraços, beijos, alegrias, trouxe um vinho do porto e uma sobremesa que harmoniza perfeitamente com o vinho e com a ocasião.

Para harmonizar com o meu pavê de frutas vermelhas ganhei de presente do filho o vinho “Porto Dry White” da Niepoort, que traz em seus 19,5% de teor alcoólico um dulçor elegante, nada agressivo ou enjoativo, mostrando muita personalidade e riqueza de aromas. Esse vinho traz uma untuosidade espetacular; é seco, doce, com notas amendoadas e cristalizadas.

Minhas impressões:

– Cor: amarelo ouro brilhante e límpido;

– Aroma: amêndoas, frutas secas cristalizadas, uva passa e especiarias doces;

– Paladar: vinho frutado, seco, licoroso, macio, final agradável com nota que lembra flor de laranjeira, ótimo corpo e acidez agradável;

– Harmonização: tortas com cremes brancos e frutadas, pavês, pavlova de morangos, entre outros;

Produtor: Niepoort  

Onde comprar: no site da Grand Cru Vinhos ou nas franquias Grand Cru.

Preço: até R$ 150,00

Para harmonizar com esse vinho eu fiz um pavê de frutas vermelhas fácil e prático que irei ensinar para vocês. Vamos lá:

– Ingredientes:

1 pacote de bolacha champagne

1/3 de xícara de água

1 xícara de geléia de morangos ou frutas vermelhas

– Para o creme:

1 lata de leite condensando

3 gemas peneiradas

1 lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado)

3 colheres de amido de milho (Maizena)

Essência de baunilha

Modo de Fazer: 

– Leve ao fogo em uma panela o leite condensado, as gemas peneiradas, o leite, a essência de baunilha e o amido de milho (dissolvido antes em um pouco de leite gelado) e mexa sempre até engrossar (ponto de mingau, um pouco mais grosso). Reserve.

– Dissolva a geléia de frutas vermelhas em um pouco de agua (umas 5 colheres de sopa, no máximo) e vá montando as camadas, sempre molhando a bolacha champagne nessa geléia.

Montagem:

Primeira camada: bolacha embebida com a geléia de frutas vermelhas;

Segunda camada: creme branco;

Terceira camada: bolacha embebida com a geléia de frutas vermelhas;

Quinta e última camada: creme branco;

Decore com morangos e salpique açúcar de confeiteiro para decorar (opcional).

Créditos da receita: instagram DownDelicia (Gabriel)

Espero que o seu Dia das Mães seja doce como essa sobremesa, brilhante como esse vinho, alegre como deve ser todos os dias em que nos levantamos e nos deitamos, porque a missão de criar e educar pessoas melhoras para esse mundo tão desigual deve ser leve e alegre. Deve ser doce!

Sair da versão mobile